O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Profissional Beira Aguieira (Penacova)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na imagem está representada uma grelha de escoamento de águas pluviais que separa duas situações. Na parte de cima o lixo que muitas vezes as pessoas colocam para o chão (pontas de cigarro, máscaras, sacos do lixo, entre outros), na parte de baixo, espécies que é possível encontrar em ambiente marinho e fluvial. De salientar que uma das espécies representadas é a Lampreia, espécie autóctone e que passa no Rio Mondego na zona onde a Escola está inserida.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
ESCOLA PROFISSIONAL BEIRA-AGUIEIRA
PROFESSOR COORDENADOR: Márcia Adriana Bernardes
Foi solicitado às várias turmas da Escola que participassem na atividade “O Mar Começa Aqui” e com a finalidade de alertar as populações para não colocarem lixo no chão, uma vez que podem ir parar ao mar.
O projeto foi bem recebido, concorreram muitos alunos com trabalhos muito interessantes. As idades dos alunos compreendem-se entre os 15 e os 18 anos, pertencendo a 10º a 12º ano de escolaridade.
Após a receção dos desenhos, foi convocado o conselho Eco Escolas para decidiram quais os desenhos que eram mais apelativos ao que se pretendia. Dessa seleção foram eleitos 3 desenhos, que posteriormente foram sujeitos a votação através do google forms: https://docs.google.com/forms/d/1kwMZDqqZ_PfwdtBd3frtsfUvTMwPvv4Kq0JUv_IoLKc/edit
Foi sujeito a votação o desenho que vai ser pintado, tendo sido recolhidas 49 respostas, das quais, o desenho votado obteve 27 respostas.
Para terminar, solicitou-se à aluna cujo desenho foi escolhido, para fazer uma última reformulação no trabalho, onde deveria incluir no mesmo, uma espécie autóctone. Como a Escola está situada em Penacova, e a lampreia é um ícone, a aluna adicionou a espécie.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências