O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
As crianças desenharam a água e escolheram desenhar dois peixes (a truta e o barbo) autóctones do rio Ceira que atravessa a povoação de Serpins. Esta decisão surgiu no seguimento da pesquisa que fizeram sobre o percurso da água da chuva que cai nas sargetas.
Desenharam o lixo que pode chegar ao rio e ao mar se for arrastado para as sargetas, nomeadamente um saco plástico, uma casca de banana e uma palhinha. Fizeram um "X" a vermelho junto dos diferentes detritos, mencionando que "Era para as pessoas saberem que é errado pôr o lixo no chão". Desenharam, no lado direito da folha, os principais ecopontos e o recipiente para depositar o lixo comum (a preto). Junto destes recipientes fizeram, a verde, o símbolo para assinalar que o correto é depositar o lixo nos mesmos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Jardim de Infância de Serpins
Educadoras coordenadoras da atividade: Manuela Gonçalves e Goreti Ribeiro
Número de crianças: Turma A - 16; Turma B - 18
Idade das crianças: dos 3 aos 6 anos
Síntese das várias fases do Projeto:
1ª Fase
Apresentação do Projeto às crianças;
Observação das sargetas existentes no recreio do Jardim de Infância. As crianças foram, também, incentivadas a descobrir, através da vedação do recreio, aquelas que se situavam na rua;
Visualização de imagens, na Internet, ilustrativas da função das sargetas;
Diálogo coletivo sobre como é que o lixo atirado para o chão pode ser arrastado para as sargetas, qual o seu percurso até aos rios e mares e a consequente ação nefasta para os ecossistemas aqui existentes.
2ª Fase
Visualização do filme sobre a poluição nos oceanos “As Aventuras do Vasco – Oceano de Plástico”. Posteriormente as crianças conversaram sobre o conteúdo do que viram, concluindo que podem contribuir para diminuir a poluição dos rios e mares, colocando o lixo nos recipientes próprios e apelando para a comunidade local também o fazer.
3ª Fase
Desenho, pelos adultos, da sargeta a pintar, com a escala de 1:10, numa folha A4. Na qual foram previamente impressos os logótipos do Projeto, do Eco-Escolas e da Câmara Municipal da Lousã.
4ª Fase
Debate sobre o desenho a realizar.
5ª fase
Elaboração do desenho.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências