O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (ex-Escola EB 2,3 e Sec. do Carmo) (Câmara de Lobos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Neste desenho, foi salientada a ideia da relação entre o mar e a Humanidade, uma relação simbiótica que deverá ser respeitada e preservada. O mar é de extremo interesse para o arquipélago da Madeira, e a sua proteção é importante, não só na preservação da biodiversidade madeirense, mas também na conservação deste legado para as gerações futuras. Foram escolhidas, para este desenho, várias espécies endémicas marítimas da Madeira para serem representantes da vida no mar, e numa outra vertente, o ser humano.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas
Professora: Catarina Marques
No âmbito da disciplina de Educação Visual foi proposto às turmas de 8ºano, a realização de um trabalho relacionado com o projeto “O mar começa aqui” da Eco Escola. No sentido de sensibilizar os alunos para a realização do projeto, foram discutidos os temas como a poluição marinha e o impacto que a poluição tem nos diversos recursos hídricos.
Posteriormente, pretendemos concluir o projeto, aplicando esta imagem numa ou em várias sarjetas dentro ou fora do recinto escolar.
Metodologia:
• Realização de debate em videoconferência, sobre o ambiente e sua proteção, com a visualização do documentário “Madeira Mar Profundo” (https://www.rtp.pt/play/p7421/madeiramarprofundo); • Sensibilização do percurso das águas desde as sarjetas até aos mares e sua influência no ambiente;
• Verificação das sarjetas existentes no ambiente escolar e no exterior deste;
• Seleção de uma das sarjetas e realização das respetivas fotografias para enquadramento;
• Aula prática para a execução do trabalho, e definição dos materiais necessários: papel A4, lápis de grafite, lápis de cor e/ou canetas de feltro.
O trabalho selecionado pertence à aluna Diana Gonçalves Fernandes, nº3, da turma do 8º2.
Idade: 13 anos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências