O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A temática sobre a Fauna do Tejo existente na Chamusca foi estudada, tendo em conta que nos últimos anos a biodiversidade existente no nosso rio tem vindo a diminuir.
Como forma de proteger a biodiversidade local surgiu a necessidade de se efetuar um desenho de sensibilização para proteção dos peixes autóctones , o qual foi ilustrado com recurso a ferramentas tecnológicas disponíveis, resultando uma imagem apelativa, constituída por elementos decorativos que pretendem evitar a acumulação de lixo no chão e, consequentemente, prevenir o decréscimo de espécies do Tejo como a fataça, lagostins, carpas, enguias, lampreias... A ajuda começa aqui!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O projeto "O mar começa aqui!" foi lançado como desafio aos alunos da turma C do 8º ano tendo em conta que se articulava com o Plano de Trabalho da Turma. Foi desenvolvido, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Os temas DAC a tratar foram "Sustentabilidade na Terra" , " Interação seres vivos e ambiente" , " Fluxos de energia e ciclo da matéria" e Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas". Os conteúdos temáticos foram desenvolvidos em Ciências Naturais, Educação Visual, História, Geografia, Educação tecnológica, TIC entre outras disciplinas. Na disciplina de Ciências foram abordados conteúdos temáticos sobre "Equilíbrio dos ecossistemas" em particular, a Predação, no âmbito da interação de peixes exóticos, como o Siluro, e os peixes autóctones do Tejo. Além destes conteúdos temáticos foram estudados, através de trabalhos de pesquisa, os efeitos da poluição sobre estas espécies, possivelmente também uma das causas do decréscimo da biodiversidade no Tejo. A fataça, carpa, enguia, lagostim, entre outros, são espécies típicas do rio que banha a Chamusca que nos últimos anos, de acordo com relatos de pescadores da região têm vindo a desaparecer.
Torna-se fundamental , então, alertar para a "Importância da proteção da biodiversidade local”. Após o estudo do impacte de espécies invasivas na biodiversidade autóctone do Tejo, em termos de relações alimentares, assim como, o efeito da poluição sobre os seres vivos foi pedido aos alunos desta turma, que efetuassem um desenho de acordo com o regulamento. No decorrer do segundo período, em tempo de quarentena foi feita a publicação de um Mural, Padlet "O Mar começa aqui!", onde, os alunos foram publicando os seus desenhos. Posteriormente, foram submetidos a votação através da partilha do link do Padlet no "Classroom Eco Escolas Chamusca" e na rede social "Facebook Eco Escolas Chamusca". Votaram professores e alunos da Escola, sendo assim possível apurar o melhor desenho.
O Mural encontra-se no link https://padlet.com/madalenacabeleira/wjzqfmkojeg114oh
Escola Básica e Secundária da Chamusca
Madalena Mª Santos Cabeleira
Desenho selecionado:
Aluno nº 11 do 8º Ano Turma C - Pedro Luís Braz (14 anos)

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências