O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A finalidade deste trabalho é chamar a atenção da comunidade para proteção do mar e da sua biodiversidade. Além disso pretende alertar para a necessidade de manter o lixo nos caixotes e não no chão, pois a chuva leva-o para as sarjetas e estas transportam-no para os rios, terminando no mar onde colocará em risco toda a sua biodiversidade.
Na realização do trabalho não foi feito nenhum esboço, utilizaram-se marcadores, lápis de cor e papel.
O aluno, cujo trabalho foi selecionado, revelou não ter tido dificuldades e gostou muito de o realizar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica 2,3 de Pevidém
Professora Coordenadora: Susana Costa
Síntese das várias fases do projeto:
1 - Divulgação do desafio a todos os alunos da escola, por meio dos respetivos professores de Ciências Naturais, expondo os objetivos e as características da proposta do desenho;
2 - Participação na comemoração do Dia Internacional de Ação pelos Rios - os alunos foram incentivados a realizar um trabalho de pesquisa de caracterização do estado do rio próximo da sua localidade, ou a fazer um passeio com familiares junto ao rio mais próximo da sua localidade, para realizarem ações de limpeza ou simplesmente para captação de imagens desses cursos de água e da sua biodiversidade. Os objetivos centrais deste desafio consistiram em chamar a atenção para a perda significativa de biodiversidade dos nossos rios e despertar consciências para a necessidade de agir na sua proteção e conservação.
3 - Seleção dos trabalhos recebidos no âmbito do concurso "O mar começa aqui" - Após a receção de 8 trabalhos (participaram 2 alunos de 5.º ano, 2 alunos de 6º ano; 3 de 7.º ano e 1 de 9.º ano), a 19 de março, foi constituído um júri formado por professores que fazem parte do Conselho Eco-Escolas. Os trabalhos foram analisados e votados, apurando-se assim a proposta de imagem a pintar, representante da nossa escola.
Aluno cujo trabalho foi selecionado: Afonso Rodrigues; Ano: 7.º; Turma: F; N.º: 2; Idade: 13 anos
4 - Submissão, a 19 de março, na plataforma do Eco-Escolas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências