O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Escola Secundária das Taipas
“O MAR COMEÇA AQUI”
Memória Descritiva da Imagem
A mensagem que se pretende transmitir através do desafio Eco-Escolas “O MAR COMEÇA AQUI” é que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Para tal, procura-se alertar para o problema do lixo que invade os mares e oceanos, degradando estes ecossistemas, e cuja origem está, em parte, no lixo que atinge as sargetas e sumidouros destinados ao escoamento de águas pluviais. Assim, na imagem proposta exemplificam-se alguns objetos que, arrastados pela chuva ou vento, podem cair dentro das sargetas ou sumidouros, tendo como destino final o mar, aqui representado como a figura de Neptuno, deus do mar segundo a mitologia romana.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Secundária das Taipas
“O MAR COMEÇA AQUI”
Memória Descritiva do Projeto
A inscrição da Escola nesta atividade foi feita antes de a mesma ser divulgada junto dos alunos. Já na situação de ensino não presencial foi proposta aos alunos do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais pelos respetivos professores. Os alunos aderiram e deram início, em diferentes momentos, à execução da imagem proposta, tendo em conta os objetivos definidos.
O trabalho terminou já neste período, tendo as propostas apresentadas pelos alunos sido alvo de uma seleção por eles efetuada. Como resultado dessa seleção, foi escolhida a imagem elaborada pela aluna Ema Martinho Salgado Leite, do 11º ano, da turma 11AV1.
O docente que coordenou esta atividade foi o Professor José Olívio Lereno Araújo Carvalho, responsável pela disciplina de Desenho A na referida turma.
Relativamente à segunda fase desta atividade, em princípio, a pintura da imagem será feita apenas em sumidouros da escola, sendo que estes apresentam a seguinte medida: 31 cm de comprimento e de altura. Quanto ao dia em que a atividade se concretizará, ainda vai ser decidido, mas os dias 20 de maio ou 8 de junho deverão ser os escolhidos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências