O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho representa as ações inadequadas do ser humano e as suas implicações para o meio ambiente. Quando os resíduos não são devidamente separados e depositados nos eco pontos e são lançados ao chão, poderão ser arrastados pelas águas para as sarjetas e depois, devido aos processos de escorrência terminarem nos rios e por fim no mar/oceano.
A imagem chama ainda à atenção para a situação atual de pandemia devido ao Covid-19, em que muitas vezes as máscaras depois de usadas são deixadas no chão, em vez de serem depositadas nos caixotes do lixo.
Os ecossistemas marinhos estão em risco devido a ação do homem.
É fundamental sensibilizar, agir para proteger e preservar a vida marinha.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No dia 10 de fevereiro, em reunião on-line de Conselho Eco-Escolas da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, a coordenadora apresentou a atividade “O mar começa aqui”, manifestando o interesse na participação, mas estando esta dependente da colaboração do Município.
A representante da autarquia mostrou interesse em colaborar com a escola, disponibilizando-se para fazer a inscrição no projeto.
Durante a reunião decidiu-se que como se estava na modalidade de Ensino à Distância, a inscrição seria a nível do Ensino Secundário, uma vez que os alunos evidenciam uma maior autonomia na realização de trabalhos. Assim a representante da Associação de Estudantes responsabilizou-se por apresentar o projeto às turmas do ensino secundário (10ºA , 10ºB, 11ºA, 12º A e 12ºB), cerca de 100 alunos. No caso de se verificar a elaboração de vários trabalhos, seria também a Associação de Estudantes que selecionaria o desenho a apresentar a concurso. Os alunos realizaram os projetos em casa entre 22 de fevereiro e 19 de março, depois enviaram-nos ( modo fotografia) à Associação de Estudantes. O desenho selecionado para representar a Escola Secundária de Figueiró de Vinhos foi realizado pela aluna Laura Dinis, da turma A do 10º Ano, que utilizou 6 horas para concretizar a sua ideia: “ As ações humanas, mesmo que ocorram em regiões distantes dos oceanos, como é o caso do concelho de Figueiró dos Vinhos, poderão afetar os ecossistemas marinhos. Resíduos que não são devidamente separados e depositados, podem ir parar às sarjetas e depois aos rios e terminarem nos mares, assim os oceanos ficam poluídos e a biodiversidade é colocada em risco”.
O desenho foi pintado a lápis de cor e marcadores. A representante da Associação de Estudantes enviou uma foto do desenho à coordenadora do projeto Eco-Escolas, que o reenviou por e-mail aos elementos do Conselho Eco-Escolas, que o aprovaram por unanimidade e o consideram bastante criativo e adequado à mensagem que se pretende divulgar: Os ecossistemas marinhos estão em risco devido a ação do homem. É fundamental sensibilizar, agir para proteger e preservar a vida marinha.
No dia 7 de abril a aluna Laura Dinis entregou o desenho na escola ( formato A3) que foi digitalizado e passado para modo fotografia, para se proceder ao concurso.
A coordenadora do Eco-Escolas
Ana Isidoro

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências