O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Para ilustrar a ideia de que o mar começa nas sarjetas e sumidouros das nossas ruas, escolhi uma baleia azul, da cor do mar, para representar as muitas espécies de animais marinhos que são vítimas da poluição humana. A minha ideia é a de que estes animais, não só as baleias azuis, mas todos os outros que habitam os oceanos, acabam por ingerir muitos dos detritos que nós produzimos e que, eventualmente, voltam até nós, no peixe que pescamos e consumimos.
A baleia que eu desenhei está a sorrir, não porque seja um “boneco” feliz, mas porque não tem noção do perigo a que está sujeita pela poluição dos homens.
A escolha de pintar uma baleia azul vem de o azul simbolizar a cor do mar e dos oceanos. A baleia está desenhada e pintada diretamente em cima da grelha da sarjeta para ilustrar a ligação direta entre a sarjeta e o habitat dos animais marinhos, e chamar a atenção de todos para isso.
Miguel Queirós, 9.º B
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, Abril de 2020

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Coordenação: Prof. Fernando Miguel e Cristina Tavares
Turmas envolvidas: 8.ºD, 9.ºA, 9.ºB, 9.ºC, 10.ºB e 11.ºE (cerca de 120 alunos)
No ano letivo 2019_2020 foi decido, na primeira reunião do conselho Eco_Escolas, participar na atividade o "Mar começa aqui". O desafio foi lançado aos colegas do grupo 600, e alguns professores decidiram propor aos seus alunos do 3.ºCEB (8.º e 9.º anos) a idealização de possíveis desenhos. Os desenhos foram feitos tendo por base o modelo de grelha de sarjeta que existe na rua Manuel Luís da Costa, em frente à escola. Estava decidido que a pintura seria levada a cabo durante a tarde do dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, envolvendo as diversas turmas da escola. Entretanto a escola encerrou devido à pandemia do Covid_19 e as pinturas ficaram suspensas.
No presente ano letivo partimos dos desenhos elaborados pelos alunos do 3.ºCEB no ano letivo anterior. Assim voltamos a submeter o trabalho do Miguel Queirós do eis 9.ºB (agora no 10.ºD) que o ano passado havia sido escolhido não só pela qualidade estética mas sobretudo pelo envolvimento do aluno nas atividades. Já temos as tintas de água e os pinceis cedidos pela autarquia e um plano semanal para pintura das várias sarjetas da escola envolvendo as atuais turmas do 3.ºCEB e alguns alunos de uma turma de Artes do secundário. A concretização das pinturas esteve prevista para a semana da Terra ou Global Action Days (19 a 23 de abril) mas as condições climatéricas fizeram cancelar esta atividade. Está agora planeada para ser levada a cabo em torno do dia 20 de maio (Dia Europeu do Mar).

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.49654
40.89234

Localização da pintura:
A pintura da baleia localiza-se no pátio da frente da escola. É um local visivel mesmo da rua Manuel Luís da Costa (rua da entrada principal para o espaço da escola) e como ficou bastante bonita chama a atenção de toda a comunidade educativa.
Podem ver todas as outras sarjetas ou sumidouros pintados acedendo a https://ecoescolaesl.pt/2021/05/21/dia-europeu-do-mar/