O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância de Boavista Olheiros (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este projeto foi realizado, após a pesquisa e recolha de imagens, sobre o mar e a proteção do ambiente.
Fizemos uma saída ao bairro, para observar e localizar as sarjetas e ver os lixos encontrados (assim como no espaço exterior do JI/recreio).
Ficou acordado que cada menino faria um desenho, selecionando-se depois, por votação (entre as crianças) os “mais escolhidos”, tendo-se depois efetuado “a montagem” para o projeto final.
Também foi decidido que cada turma pintaria uma sargeta dentro do recinto da escola e outra no exterior, de acordo com a ABAE.
Na decoração, foram utilizados diversos materiais de expressão plástica: Lápis de cor, pastel, marcadores, aguarelas, tesouras, cola, entre outros.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Jardim de Infância Boavista Olheiros
Memória descritiva “O Mar Começa Aqui”
- Turmas: A e B de JI Boavista / Olheiros
- Número crianças envolvidas: 40 (dos 3 aos 6 anos)
- 3 Educadoras e 6 Assistentes Operacionais
Após aceitação do desafio e inscrição nesta proposta de atividade no Programa Eco Escolas, o trabalho foi iniciado ainda durante o E@D. Ainda durante o E@D foram enviadas propostas de atividades paras as crianças/famílias (via mail) dentro deste tema, procurando-se sensibilizar as crianças/famílias/comunidade e passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão vai parar ao mar”:
- Visionamento do filme “Vasco amigos, vá lá” (https://youtu.be/R_oH-uRHw7g)solicitando-se às crianças que fizessem “um desenho bonito sobre o mar e o que gostas de ver ou fazer quando vais à praia: barcos, peixinhos, baleias… (o que quiseres) para ninguém se esquecer de que gostamos todos da praia e do mar bem limpinho”.
As crianças/ famílias enviarem alguns resultados e, no regresso às atividades presenciais demos continuidade aos trabalhos já iniciados:
- Fizemos pesquisas na net de imagens associados ao lixo “que vai parar ao mar”, observámos imagens em livros e, as crianças mostram grande interesse e entusiasmo face à necessidade de intervir, levando “muito a sério” as atividades na área do ambiente.
- No direto, fizemos saídas pelo bairro onde se insere o JI, observando-se as sarjetas que nos estão mais próximas e os lixos encontrados no chão (mostrando as crianças grande interesse e indignação pelo “que está errado”).
- Todas as crianças elaboraram desenhos para transmitir a mensagem “O Mar Começa Aqui”. Face à evidência de que “não cabem todos”, com as crianças, procedeu-se à votação e escolha dos desenhos (ou elementos do desenho), chegando-se à proposta final.
Ficou acordado, de acordo com a proposta do eco escolas que, cada turma pintaria uma sarjeta dentro do recinto da escola e outra no exterior.
Materiais utilizados na elaboração:
Diversos materiais de expressão plástica - Lápis de cor, pastel, marcadores, aguarelas, tesouras, colas, entre outros.
Foi este o trabalho que nos pareceu possível com crianças, desta faixa etária.
Mensagens importantes que, no decorrer das atividades vão surgindo e que as crianças querem passar a toda a comunidade educativa:
- “O mar começa aqui”
- “Lixo no chão não!”
- “Junte-se a Nós para ter um Mar diferente!”
- “Lixo no chão e no ar, vai parar ao mar”
Boavista Olheiros, 6 de abril de 2021
As Educadoras de Infância (Coordenadoras do Projecto)
Fernanda Avelar/Isabel Pombo

Fase II - Escola: execução