O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem
O rio Mondego é o quinto maior rio Português, é o mais extenso de todos os que têm o seu curso em Portugal. Nasce na nossa Serra da Estrela e a Foz no Oceano Atlântico junto à cidade da Figueira da Foz, sendo o rio que banha a cidade de Coimbra. No rio Mondego, existem várias espécies de peixes: lampreia, sável, enguia, truta e carpa. Em diálogo com as crianças optámos por desenhar um sável. Este é um peixe migrador anádromo, da família Clupeidae. O corpo é comprimido lateralmente, bastante alto, e a cabeça é curta e alta, triangular e comprimida. A boca é fendida obliquamente, os dentes são pequeníssimos, quase imperceptíveis nos indivíduos adultos. Os olhos são pequenos, colocados muito anteriormente e próximos da linha superior. Os opérculos são pequenos e finamente pigmentados de negro. A barbatana dorsal está situada ao nível das ventrais, sendo um pouco mais comprida do que estas. O sável é um peixe de grandes dimensões, podendo atingir os 70 cm de comprimento e pesar cerca de 4,5 Kg, sendo as fêmeas, normalmente, de maiores dimensões que os machos. Pode atingir os 8 anos de idade. Na imagem ainda se pode observar o logotipo da nossa instituição, da Câmara Municipal de Gouveia e do Eco escolas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do Projeto: “O mar começa aqui”
Identificação da Escola: Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG).
Identificação: Educadora Coordenadora: Maria Albertina Amaral Sousa Lopes
Sub – Coordenadora: Maria da Ascensão de Oliveira Félix.
Número de alunos: 55
Idade: 3-6 anos
Ano de escolaridade: Jardim de Infância
Síntese das várias fases do Projeto:
1ª Fase: Preparação
O projeto iniciou-se com a inscrição do município de Gouveia na plataforma eco-escolas. Posteriormente, a nossa escola também se inscreveu por achar interessante este projeto de pintar as sargetas/sumidouros. Procedemos então, a um concurso interno para eleger o projeto vencedor. Depois de explicarmos às crianças o que são sarjetas e a sua utilidade, decidimos escolher o SÁVEL: um Peixe do rio Mondego (visto ser este rio que nasce na nossa serra da estrela e porque era a espécie conhecida das crianças). Os logotipos das entidades envolvidas também estão representados.
2ª Fase: Concretização
Todo o processo de concretização das pinturas, será supervisionado pela Câmara Municipal de Gouveia (Gabinete do Ambiente), fornecendo as tintas “amigas do ambiente” e o Kit de materiais necessário para as mesmas. Decidimos que iremos pintar uma sarjeta dentro da escola.
3ª Fase: Comunicação
Pretendemos fazer a divulgação desta actividade no nosso facebook e no do Município.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências