O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O Mar começa na Terra onde os humanos e outros seres vivem, por isso a frase "O mar Começa Aqui" esta na Terra e a água da terra vai sempre parar ao mar, percorrendo muitos caminhos quer por telhados, escoadores de águas, levadas, rios, ribeiras e vão bater ao mar. Cada gota leva com toda a sua história de percurso, mas infelizmente pode ir má acompanhada com agentes poluentes, onde envolverão seres, ou espécies marinhas que são únicas ou estão em vias de extinção tais como aquelas que temos na nossa Ilha e que aqui eu desenho. Para todos preservar (Seres vivos da Terra e do Mar) e não nós vir para também a mesa, temos que cuidar do que é deles que também é nosso, que é a boa saúde um direito de todos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Os alunos do Estabelecimento Prisional do Funchal, do primeiro ciclo recorrente e das Coordenadoras Eco-Escolas Professora Elizabeth Gonçalves e Professora do Primeiro Ciclo Susana Silva, com seus 6 alunos do 4º ano, com idades compreendidas entre os 22 e os 40 anos.
Mediante uma proposta de trabalho os alunos tiveram acesso a pesquiza de imagens sobre as espécies marinhas da nossa região, da qual muitos desconheciam até os seus nomes, o seu grau de raridade a nível mundial e a importância da preservação destas espécies a partir da terra. Após o conhecimento visual e narrativo destes seres marinhos a proposta foi baseada na sua preservação com o conhecimento adquirido por todos. Dai surgiu o desenho selecionado deste aluno. Posteriormente será desenhado no chão junto a um escoador de águas residuais, num espaço exterior mas interior do edifício prisional pelos alunos autores dos diversos desenhos semelhantes e pelo próprio autor, sendo este trabalho um dos melhores elaborados, pois foi difícil a escolha. Na zona exterior do edifício prisional, será pintado igualmente junto a um escoador de águas fluviais, pelos alunos que estão no RAVI, que é uma secção de inserção ao mundo exterior com alunos prestes a sair em liberdade. O Material de apoio para este trabalho será doado, em princípio, pela Câmara Municipal de Santa Cruz, que confirmará dentro de duas semanas em reunião com o Conselho Escolar do Eco - Escolas do Estabelecimento Prisional do Funchal. Após isto será logo iniciado os trabalhos de pintura com a professora de Artes Plásticas Ana Francisco, que se responsabilizou por este projeto que será realizado no chão dos espaços exteriores selecionados. Até lá aguardaremos pelo material e das aprovações superiores da Direção Geral dos Serviços Prisionais e do Diretor do nosso Estabelecimento Prisional.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-16.858083
32.654083

Localização da pintura:
De todas as sarjetas existentes, achámos que esta era a que mais se adequava, por estar mais próximo da bandeira do eco escolas.