O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho retrata a Medusa, a guardiã, que com os seus tentáculos entrelaçados nas grades da sarjeta, parecem querer proteger esta porta de entrada para o oceano, impedindo que os resíduos sejam arrastados pelas águas pluviais até ao mar.
A medusa tem o corpo formado por 95-99% de água e encontra-se em quase todos os oceanos do mundo daí que tenha sido, no contexto deste projeto, escolhida como um símbolo da estratégia delineada no sentido de contribuir para um melhor desempenho ambiental da escola e da comunidade. A medusa também possui grande capacidade de regeneração e adaptabilidade, (pensando-se inclusivamente que estas possuem alguma espécie de consciência ambiental), tornando-a também um símbolo da convicção de que ainda é possível influenciar e alterar hábitos e reverter e regenerar os oceanos e o planeta.
Este animal tem muitos braços, dinâmicos e flexíveis, e múltiplas cores que representam TODOS os membros da comunidade que têm a missão de assumir uma atitude proativa em termos de sustentabilidade global e, em particular, na redução e na correta deposição dos resíduos. Só assim, com a ajuda de TODOS e com a mudança nos padrões de comportamento de TODOS conseguiremos proteger os oceanos.
Na pintura final da sarjeta, além do desenho selecionado, também irá figurar o logótipo do Programa Eco-Escolas e o da nossa escola, Didáxis - Cooperativa de Ensino.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A imagem selecionada foi desenvolvida por uma aluna do 8.º ano, em grande parte no período de confinamento e orientada, à distância, pela sua professora de Educação Visual utilizando materiais básicos de desenho e de pintura.
Tendo em conta que a operacionalização do projeto se iniciou já na fase de confinamento, devido à Covid 19, o desafio foi lançado sobretudo às turmas do 3º ciclo, por se considerar que estes alunos teriam maior autonomia para desenvolver os respetivos trabalhos, uma vez que a supervisão por parte dos docentes só poderia ocorrer na modalidade de Ensino à Distância.
A razão do envolvimento neste projeto deveu-se ao facto de estes alunos estarem, desde setembro, a desenvolver um projeto interdisciplinar de turma, denominado “A Era do Plástico”, promovido pela disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, coordenada pela professora Maria João Cerqueira. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, sobre as caraterísticas e alterações sofridas pelo mar no último século, para posterior desenvolvimento de atividades diversas tendo em vista a sensibilização de toda a comunidade escolar para esta questão.
O surgimento do desafio “O mar começa aqui”, por parte do Eco-Escolas, veio complementar o projeto em desenvolvimento pelos alunos que, a partir de então, puderam articular o tema, “A Era do Plástico”, com a disciplina de Educação Visual, coordenada pela professora Sandra Carvalho.

Fase II - Escola: execução