O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na sequência da execução do desafio, “O Mar Começa Aqui”, apresentou-se o desafio aos alunos do 9ºano.
A ideia trabalhada e ilustrada pretende sensibilizar que tudo o que entra no sumidouro vai para o MAR e tem implicações no ambiente marinho, e no futuro de Tod@s. Todos os elementos presentes na imagem foram desenhados e pintados pelos alunos envolvidos neste desafio.
O desafio “O Mar Começa Aqui”, pretende transmitir uma mensagem de sensibilização para Tod@s, também numa perspetiva de Educação para a Cidadania, com a necessidade de promover comportamentos ambientais sustentáveis em todas as práticas diárias (como o simples ato de colocar lixo para o chão), que terão uma consequência/implicação direta no oceano e consequentemente na nossa vida, usando para esse efeito a expressão plástica. Para executar a ideia, pressupõe-se que o sumidouro está representado no centro do desenho e à volta do qual se ilustra a mensagem em expressão plástica.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica nº1 da Lousã, Coordenadora da atividade, professora de EV – Olga Cardoso, os alunos que desenvolveram este desafio forma alunos do 9ºano, com idades compreendida entre os 14 e 15 anos.
O trabalho que se submete, da aluna Lara Santos, representa o Mar, os oceanos, sendo que os peixes simbolizam algumas espécies marinhas em vias de extinção. A aluna pretende relembrar e sensibilizar Tod@s que não devem colocar lixo no chão, que esta conduta errada, terá uma consequência/implicação direta, nos oceanos e na sua biodiversidade!

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências