O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Lajes do Pico)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A nossa proposta está repartida por três momentos diferentes, por isso escolhemos três planos diferentes:
a) No plano da parede, encontra-se um Homem a colocar lixo no chão, que representa a ação que pretendemos evitar. A frase também fica neste plano, pois queremos destacar a localização do sumidouro.
b) A ponte representa o caminho que o Homem terá de fazer para alterar o seu hábito. A ponte é de pequenas dimensões, pois a alteração dos hábitos é temporalmente rápida e também faz a ligação da Terra com o Mar. Os logótipos (da escola e do projeto Eco-escolas) ficarão por debaixo da ponte, pois foram a base para darmos início a este projeto.
c) No mar aproveitamos a tampa do esgoto para representar a carcaça da tartaruga e incluímos espécies vegetais e animais. Vamos colocar garoupas e boca negra, que representam espécies autóctones.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi realizado pelas três alunas, da EBS das Lajes do Pico, do décimo ano de escolaridade, do Curso de Artes Visuais, com 15 anos de idade, sob coordenação do professor Francisco Gonçalves Carneiro.
Inicialmente foi a coordenadora do projeto Eco-escolas que nos convidou a participar neste projeto e lemos em conjunto o regulamento do concurso.
Na aula seguinte, com o apoio do nosso professor, fomos ver todos os bueiros da escola, para selecionar o local. Tivemos em consideração o local, pois gostaríamos que fosse visível pelo maior número de pessoas.
Em sala de aula, discutimos a mensagem que queríamos transmitir. Foram várias as propostas e efetuamos vários esboços, até chegarmos a um consenso. Para a realização do desenho final, repartimos o trabalho pelas três, em que cada uma esteve encarregue de 1/3 da proposta.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências