O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância de Vilarinho (Oliveira de Azeméis)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem pretende sensibilizar a comunidade para a necessidade da importância que tem a reciclagem, a mudança de comportamentos e atitudes para evitar a poluição e degradação do mar. Através de diálogos estabelecidos com as crianças e depois de manifestarem a sua opinião, foram elaboradas as seguintes frases, que registamos na imagem.
"Não deites lixo aqui, senão vais sujar o MAR"
"Deixa o MAR limpinho, não o queiras estragar"
"Estas algas tão bonitas, tu podes prejudicar".

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
JARDIM DE INFÂNCIA DE VILARINHO
Professor Coordenador: Lucinda Sousa
Pré Escolar : 33 crianças envolvidas das duas salas do JI, de 3/4/5/6 anos de idade.
Memória Descritiva:
Devido ao confinamento, este projeto foi inicialmente divulgado à distância, através das aulas síncronas de uma forma mais superficial, uma vez que são crianças pequenas que aprendem observando. Quando voltamos à escola, escolhemos o único sumidouro, junto ao portão e em conjunto trocamos ideias e decidimos elaborar o esboço para o nosso sumidouro.
No Projeto “O Mar começa aqui”, abordado na sala de atividades através da exploração do ciclo da água, com o intuito de despertar nas crianças uma consciência ecológica para a necessidade de não poluirmos o ambiente. No âmbito desta temática foram discutidos temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água e a poluição marinha. Procuramos um sumidouro na envolvência da escola para sensibilizar a comunidade. A nossa imagem pretende mostrar que se a água estiver poluída ao realizar o seu ciclo, vai poluir o mar.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências