O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra (Machico)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
As duas imagens propostas, foram pensadas pelos alunos no que diz respeito ao curso de água do meio envolvente (ribeira). As imagens tentam simbolizar a vida marinha (baleias) existentes no arquipélago e a necessidade da sua proteção, com a integração da frase "O Mar começa aqui!"

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EB1/PE/Creche dos Maroços e Santo António da Serra (Madeira); Coordenador: Nuno Miguel Valério Lourenço; 49 alunos; Idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos; 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade.
O projeto iniciou-se com a identificação dos cursos de água junto aos dois estabelecimentos de ensino pelos alunos e verificação de que os cursos de água existentes desaguavam no mar (baía de Machico).
Foram posteriormente identificadas algumas formas de poluição que poderiam seguir pelos cursos de água e verificou-se que a maioria seria o plástico, com a observação de várias fotos da ribeira com esse poluente.
Foi então identificado pelos alunos, com a indicação do docente, que as águas da chuva iam terminar na ribeira através das sarjetas e levadas, pelo que todo o lixo existente na rua e terrenos iam terminar na ribeira e por sua vez no mar.
Foram apresentados 6 ideias aos alunos de desenhos a preto e branco, que, por votação foram decididos dois desenhos e as cores dos mesmos.
Em junho, serão pintados pelos alunos e professores, os desenhos escolhidos nos lugares designados para o efeito.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências