O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Profissional Profitecla - Guimarães (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Com o pretexto de desenvolver temas como a sustentabilidade, a biodiversidade e os ecossistemas, a EP Profitecla, juntou-se à iniciativa "O Mar Começa Aqui", desenvolvido pelo programa Eco-Escolas. De forma geral, os alunos mostraram-se incentivados a participar na atividade, principalmente, porque desta forma podem também alertar a comunidade para os riscos de contaminação dos lençóis de água e para a poluição dos oceanos. A seleção dos trabalhos eleitos, foi feita pelos alunos, baseando-se nos que cumpriam os critérios abordados da poluição e proteção dos ecossistemas.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Escola Profissional Profitecla - Polo de Guimarães decidiu em 2019/2020 participar na atividade o Mar começa aqui!. A Pandemia e a necessidade de afastamento forçado do E@D não permitiu concluir as ideias dos alunos atempadamente. No entanto, foram eles que nos cobraram a participação para o presente ano letivo. Por isso, este polo da EP Profitecla, concorre este ano com 3 trabalhos de 3 alunas do 1.º ano do Curso Técnico de Turismo (Anita Gonçalves - 17 anos; Maria João Costa - 16 anos; Raquel Fernandes - 17 anos). As professoras coordenadoras são Beatriz Silva e Isa Brandão.
Numa primeira fase a professora de Geografia, Beatriz Silva, sensibilizou os alunos para a necessidade de protegermos a água e, consequentemente o mar, tendo em conta de que os alunos falam no tema da água na sua disciplina. Em seguida, apresentou-lhes a atividade e toda a turma de Turismo do 1.º ano se mostrou interessada em participar. Os desenhos foram trabalhados na aula de Matemática, da prof Isa Brandão, e foram postos a votação.
Numa 2ª fase, foram identificados sumidouros a pintar e enviado o email a pedir autorização à Vereação do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, com conhecimento da União de Freguesias da Cidade e do Laboratório da Paisagem, este último prontificou-se a fornecer as tintas adequadas ao projeto. No email enviado à Vereação do Ambiente, solicitamos a inscrição do Município na atividade.
Na 3ª fase, tendo sido confirmada a inscrição do Município, estamos à espera do regresso ao ensino presencial e da autorização para pintura dos sumidouros.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências