O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Mais um ano que a EB1 da Venda do Pinheiro, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, responde afirmativamente ao Projeto " O Mar começa aqui", lançado pela autarquia em consonância com o Projeto Eco-Escolas, do qual somos há vários anos parceiros.
Temos consciência que o fluxo de água até ser devolvido aos seus cursos naturais deverá ter fácil acesso às sarjetas aquando da ocorrência de precipitação.
Assim, e para que todos tenham noção da importância da limpeza e manutenção destes dispositivos, é crucial destacá-los e sublinhar a sua função junto da comunidade educativa , para que não sejam meros depósitos de resíduos urbanos.
O nosso propósito é tornar as nossas sarjetas de passeio com tons predominantemente azuis, sendo o foco principal o mar, mas também as suas espécies autóctones que nele habitam como lulas, ouriços, caranguejos, assegurando a subsistência nos ecossistemas marinhos.
O Mar começa aqui, e aqui na nossa escola começa a consciencialização da sua importância e preservação! "
Este projeto destinou-se à criação de um desenho/imagem, que pudesse ser colocado/pintado nas sarjetas/sumidouros da nossa escola e de toda a freguesia da Venda do Pinheiro. As sarjetas/sumidouros da nossa escola tem uma dimensão de 60 cm x 37cm, tendo o desenho sido realizado à escala de 1:4. As medidas no desenho, são por isso de 15cm X 9,25 cm.
A imagem tem como fundo, o azul do mar da Ericeira, uma das mais conhecidas freguesias pertencentes ao concelho de Mafra. O fundo azul da imagem tem fortes contornos ondulatórios, que sugerem um mar bravo, com bastante ondulação.
De uma forma geral, esta imagem pretende reforçar a necessidade de proteção e preservação do mar e das espécies autóctones da região (lulas, ouriços do mar, carangueijos) onde estamos inseridos, levando os alunos a valorizar o seu património e a passar a mensagem de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente.
É ainda uma forma de sensibilizar e alertar para a preservação dos ecossistemas locais, da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi realizado pelos alunos do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos, da Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro, sob orientação da Coordenadora deste projeto, Professora Ana Guedes.
As etapas seguidas durante este processo foram as seguintes:
1ª Etapa
- Visita virtual a uma ETAR por parte das turmas do 4.º ano, para compreensão dos processos de tratamento das águas residuais e qual o destino do lixo que chega à ETAR vindo do sumidouros;
- Elaboração de desenhos alusivos à proteção do Mar, durante o confinamento.
2ª Etapa
- Exploração dos conteúdos sobre o “O ciclo da Água” na área de estudo do meio.
- Reconhecer que a água é uma substância extremamente essencial para os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para a manutenção da vida na Terra; a água dos rios e do mar tem um papel crucial neste ciclo que se repete constantemente na Terra, sendo o mar o maior reservatório de água no nosso Planeta.
- Realização de uma pesquisa online sobre o ciclo da água ;
- Exploração, por todas as turmas da escola, do tema “O Mar”, inserido no Projeto Oceano Azul, promovido pelo Oceanário de Lisboa em parceria com a autarquia;
- Pesquisa online sobre de que forma vai o lixo parar ao Mar; qual o papel das sarjetas/sumideiros neste problemática e que espécies autóctones poderão ser afetadas por este lixo.
3ª Etapa
- Análise, diálogo, reflexão sobre os diferentes trabalhos realizados pelos alunos e escolha dos elementos marinhos a integrar a imagem final que será reproduzida nos sumidouros locais.
- Proposta de realização de uma imagem global com as ideias e sugestões dos alunos.

Fase II - Escola: execução