O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária Manuel de Arriaga (Horta)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A minha ideia para a imagem que desenhei para o sumidouro surgiu após a observação de uma das pinturas do artista Katsushika Hokusai intitulada “A Grande Onda de Kanagawa”. Esta pintura fez-me lembrar do quão bonito e imprevisível pode ser o nosso mar de que tanto gostamos. Viver numa ilha também contribui para que todos tenhamos, de uma certa forma, uma conexão com este “monstro” azul que nos rodeia.
Executei o desenho tendo como referência a pintura observada anteriormente e pensando em todos os temporais que já enfrentamos em que o mar foi um grande fator de destruição. As suas diferentes tonalidades de azul em todas as ondas curvas que uma onda possui, o branco da sua espuma são pormenores e pequenos detalhes que são cruciais para a admiração de algo tão fantástico.
A minha maior dificuldade nesta execução foi possuir um certo receio de não conseguir representar no papel a minha ideia. Esta imagem foi pensada para estar perto de um sumidouro para que todos percebam que o que cair no mesmo, irá poluir o nosso oceano. Por muito longe que aquele sumidouro esteja da costa, na minha opinião, o facto de uma onda percetível estar desenhada ao lado, irá chamar a atenção das pessoas e irá fazê-las pensar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio foi lançado aos alunos que frequentam a disciplina de Oficina de Artes, 12º ano, como exercício de Design de Comunicação. Foi desenvolvido em três sessões, segundo a metodologia de projeto: 1ª fase - discussão/reflexão, onde foram debatidos os objetivos da ação, tomado conhecimento de alguns artigos e visualizadas imagens alusivas aos efeitos da poluição nos oceanos; 2ª fase - desenvolvimento de ideias, esboços rápidos, partilha de ideias entre os colegas; 3ª fase - desenho do projeto/ideia final para apresentação ao júri (conselho executivo e professora coordenadora) da escola. os alunos têm idades compreendidas entre 17 e 20 anos. O aluno que venceu a votação é um aluno que apenas ingressou no curso de artes este ano letivo. A professora que coordena o curso de artes chama-se Susana Salema.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências