O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2 de Mira (Mira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“O mar começa aqui”, é um desafio colocado pela ABAE a todas as autarquias do país.
O projeto apresentado foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual e é o resultado da proposta da Câmara Municipal de Mira ao Agrupamento de Escolas de Mira, ao qual a nossa escola pertence.
De seguida pesquisei na internet algumas imagens de sardinhas que procurei representar de uma forma simples numa folha branca. As sardinhas foram coloridas para representar todas as outras espécies que vivem no nosso oceano.
Relembrámos o ciclo da água.
O nosso Concelho tem vários cursos de água, ribeiras, valas, lagos e claro têm o mar, onde tudo vai dar.
Aqui bem perto da Vila temos a Praia de Mira onde ainda hoje se pratica a arte xávega. O projeto tem o intuito de sensibilizar toda a comunidade escolar para os cuidados que devem ter para a preservação do Mar, evitando que este fique poluído com as consequências para todas as espécies que aí vivem.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este trabalho no âmbito Eco-escolas subordinado ao tema “O mar começa aqui” foi proposto pela ABAE e apresentado pelo professor Américo Monteiro, Coordenador Eco Escola, na disciplina de Educação Visual.
Participaram também outros professores com as suas turmas e no final, de entre os trabalhos apresentados, escolhemos o que agora enviamos.
Participaram turmas do quinto e sexto anos, sendo que o trabalho eleito pertence ao Filipe Simões de onze anos, aluno nº 5 da turma D, do 6º ano, da Escola Básica de Mira.
O projeto desenvolve-se em três fases e constam do regulamento.
A relação entre a pintura e a imagem deve ser aproximadamente três vezes maior, usando, portanto, uma escala de ampliação de 3:1.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências