O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem desenvolvida nesta actividade pretende sensibilizar os alunos e a população em geral para não se deitarem resíduos nas sarjetas pois tudo vai dar ao mar, prejudicando os ecossistemas marinhos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Coordenadora da Atividade: Professora Goreti Rocha
Disciplina: Física Química
Turma: 7º D (alunos com 11 e 12 anos)
Fases de realização:
- 1.ª fase: proposta de trabalho e orientações dada pela professora na aula síncrona;
- 2.ª fase: realização do desenho em casa;
- 3.ª fase: escolha do melhor projeto com os alunos da turma.
Numa época em que os alunos se encontravam em confinamento e no E@D, foi lançado no âmbito da disciplina de física e química, o desafio aos alunos da turma D do 7º ano, com a apresentação do projeto e dos seus objetivos, durante uma aula síncrona.
As regras foram divulgadas e os alunos tiveram a opção de realizarem os trabalhos individualmente ou em grupo, durante a semana de interrupção das atividades letivas na Páscoa.
No regresso ao ensino presencial, na primeira aula de física e química do 3º período os alunos apresentaram as suas propostas de imagens e em grupo procederam à análise das propostas, tendo por unanimidade optado por selecionar a imagem escolhida.
A imagem escolhida foi realizada pela Cinthia, Maria, Mariana e Luana, alunas de 12 anos.
As alunas referiram que, partindo do nome do projeto “O mar começa aqui” lhes surgiu a ideia de escolher uma criatura que pertence ao elemento água - o POLVO, este é um ser flexível e ágil, daí esta escolha, porque facilmente consegue sair do esgoto. Por outro lado, o seu movimento constante permite-lhe analisar o que nos rodeia, e alertar para a importância de sermos perseverantes para alcançar os nossos objetivos – preservar os ecossistemas e a biodiversidade.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.467842
40.929222

Localização da pintura:
A pintura selecionada situa-se no interior da Escola EB de Milheirós de Poiares, na área atribuída aos alunos da turma do 7ºD.
A escolha deveu-se a vários fatores pelo modo como decorreu o processo, foi a primeira imagem pintada, pela ligação estabelecida entre os alunos e diversos docentes que se associaram por livre iniciativa.
A pintura para além da sensibilização para a temática, constituiu-se como um ele de ligação entre alunos e docentes, numa época em que a proximidade está limitada pela situação pandémica que se vive.
Na pintura colaborarão os alunos do 7ºD, os docentes Goreti Rocha, Marta Pacheco, Durval Pinho e António Resende.