O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Complexo Escolar do Furadouro (Óbidos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho foi feito a marcador e lápis de cera pela aluna Kelly Leal, de 9 anos de idade, do 3.º E. A aluna representou algumas espécies autóctones da nossa fauna marinha: o cavalo-marinho-de-focinho-comprido (Hippocampus guttulatus), a estrela-do-mar (classe Asteroidea), a sapateira (Cancer pagurus), a medusa (filo Cnidaria) e o peixe Cantarilho (Helicolenus dactylopterus). Desenhou um coração e colocou em pano de fundo muitas gotas de água para mostrar o seu amor e preocupação pelo mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica do Furadouro – Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
Professora coordenadora da atividade: Ana Luísa Barroso Martins Barreto da Silva
O desafio foi lançado na 2.ª reunião do Conselho Eco-Escolas deste ano letivo a todas as turmas do Complexo Escolar: https://escolafuradouro.blogspot.com/2021/02/reuniao-do-conselho-eco-escolas.html.
Foi nas sessões do Clube de Ciências - às quintas-feiras, entre as 11h e as 12h, por videoconferência - que foram trabalhadas as temáticas relacionadas com o projeto. Um total de 77 crianças, do 1.º ao 3.º ano (com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos) e 4 docentes frequentaram estas sessões. Abordaram-se as noções de espécies autóctones e invasoras, o ciclo hidrológico e a problemática dos lixos marinhos.
Em duas destas sessões houve uma ação sensibilização para a preservação da água por parte de Sara Duarte e Catarina Sousa, da Educação Ambiental do Grupo Águas do Tejo Atlântico, nossos parceiros no projeto: https://escolafuradouro.blogspot.com/2021/02/sessoes-com-aguas-do-tejo-atlantico.html.
Algumas das docentes tiveram a oportunidade de explorar estes conceitos à posteriori em aulas interdisciplinares de Estudo do Meio, Cidadania e Expressão Plástica.
Finalmente, os alunos realizaram os seus desenhos, tendo sido selecionados aqueles que mostraram melhor a aplicação dos conceitos trabalhados. Pela simplicidade, originalidade e facilidade de reprodução nas sarjetas/sumidouros, foi selecionado o trabalho da aluna Kelly Santos, do 3.º E.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências