O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica N.º2 da Moita (Moita)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O plástico é um dos maiores problemas do Oceano. Não só suja as margens costeiras como provoca ferimentos nos animais marinhos e também serve de alimento pois é confundido com comida.
Pretende-se pois, evitar que mais plástico entre no Oceano.
As sarjetas são os locais que funcionam como meio para recolher e escoar as águas pluviais e, muitas vezes transportam vários resíduos bastante prejudiciais, tais como plásticos.
Com esta imagem, pretendeu-se alertar a comunidade demonstrando que, os resíduos que vão para o mar prejudicam os ecossistemas marinhos, prejudicam a qualidade do ar, contaminam a atmosfera e contribuem para o aquecimento global.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Escola Básica nº2 da Moita e a Câmara Municipal da Moita consideram que o projeto “O Mar começa aqui” é muito importante para promover nos alunos uma consciência cívica sobre o meio que os rodeia e para que compreendam, o quão é necessário, preservar os ecossistemas e a biodiversidade em geral.
Para dar cumprimento aos objetivos do projeto e assimilar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão vai parar ao Mar”, foi trabalhado, numa fase inicial, o Ciclo da Água. Posteriormente, foram apresentados alguns vídeos sobre o “Ciclo Urbano da Água”. Foi também abordada a importância que a água tem na vida do planeta e a necessidade de a preservar.
De seguida, foi disponibilizado o modelo de sarjeta/sumidouro a pintar e os alunos da turma B2.7, do 3ºano, foram convidados a concretizar os seus projetos e dar largas à sua imaginação.
Numa fase posterior, procedeu-se à seleção do desenho que melhor representava os objetivos deste projeto. Também foi feita uma pequena exposição com todos os trabalhos realizados, uma vez que todos os alunos demonstraram interesse e empenho na realização da atividade.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências