O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esta imagem pretende fazer a comunidade escolar refletir no impacto que os “pequenos descuidos” do dia a dia – e que resultam em poluição que entra nas sarjetas – terão, a jusante, na sustentabilidade dos ecossistemas marinhos. A imagem representa todos os animais que, apesar de não se verem, estão "escondidos" no final de cada sarjeta, representando todos os animais que são prejudicados com a poluição que acaba na sarjeta.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Externato Infante D. Henrique/ALFACOOP
Professor responsável: Ana Nogueira e Lília Cunha
Ao longo deste ano letivo tem sido feita uma abordagem transdisciplinar envolvendo a temática da poluição e, em especial da poluição marinha. Após uma campanha de limpeza que teve lugar nos espaços da Escola, os 21 alunos, três dos quais responsáveis pela organização da mesma, ficaram mais atentos e preocupados com a quantidade de lixo que se encontra no chão. Entretanto, alguns alunos constataram mesmo que, em algumas das sarjetas, se conseguia visualizar alguns resíduos de plástico. Depois de algum debate de ideias sobre o que fazer para “dar a volta” a tal situação, lembrámo-nos de participar no concurso “O Mar começa Aqui!”. Os alunos, com idade média de 11 anos, foram desafiados a elaborar um projeto para uma das sarjetas da Escola. Este foi o trabalho escolhido, o qual passa uma mensagem mais positiva, mas que simultaneamente nos obriga a pensar “porque é que o Mar começa Aqui?”. Foi igualmente o que nos pareceu mais exequível, tendo em conta a localização e tipologia da grelha da sarjeta.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.494697, -8.496122 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura foi realizada numa sarjeta próxima aos canteiros das hortas biológicas, uma vez que é a zona "mais verde" da Escola. A docente responsável pela orientação dos alunos na pintura, sugeriu uma mudança ligeira da localização da sarjeta a ser pintada, por forma a dignificar melhor o projeto.
As sarjetas foram pintadas em locais de grande movimentação de alunos, de professores e de funcionários, de modo a criar o maior impacto na comunidade educativa.
A pintura foi divulgada no facebook da Escola: https://pt-pt.facebook.com/eidhalfacoop/posts/3117826425118849?__tn__=-R