O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No que diz respeito ao trabalho apresentado, foi lançado o desafio aos alunos de 3º e 4º anos, para participarem no projeto “O Mar começa aqui”. Vários alunos revelaram interesse em desenvolver a atividade, junto dos encarregados de educação. A partir do trabalho anteriormente implementado na escola pelas ações promovidas pelo programa Eco-Escolas, tanto no presente ano letivo, como em anos anteriores, os alunos realizaram os trabalhos em casa e apresentaram as suas sugestões, entregando-as em formato papel na escola. Foram trabalhos muito diversificados e criativos que revelaram o interesse e entusiasmo dos alunos. Seguidamente, foi feita a escolha de um trabalho, por parte de uma equipa criada para o efeito, com base na sua exequibilidade, na espécie marinha protegida da Madeira, na criatividade e nos tons das cores escolhidas. Este trabalho foi elaborado por um aluno do 3º ano.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
EB1/PE Visconde Cacongo
Coordenadoras Eco-Escolas: Ana Vieira e Rosinda Ferreira
Alunos de 3º e 4º anos: 9/10 anos
Trabalho final: 3º ano, 9 anos
O tema do mar tem sido trabalhado ao longo do presente ano letivo com os alunos, tanto para o projeto “O Mar começa aqui”, como para outros associados à temática. Têm decorrido diversas palestras e ações de sensibilização do Museu da Baleia, do IFCN e da SPEA, no sentido de sensibilizar os alunos para questões como a poluição marinha, as espécies marinhas ameaçadas ou em vias de extinção e a correta separação do lixo, bem como a importância da reciclagem.
Associada à temática ambiental, está ainda a exploração de obras literárias que apelam às questões anteriormente mencionadas, realizando exposições de trabalhos, com materiais reutilizados, tal como a do Dia Eco-Escolas.
Partindo desta base, foi lançado o desafio aos alunos do 3º e 4º anos para participarem no projeto “O Mar começa aqui”, sendo-lhes facultado o regulamento do mesmo. Este trabalho foi realizado com o apoio dos encarregados de educação e tivemos a participação de 17 alunos. De entre os enviados, uma equipa da escola procedeu à seleção daquele que nos pareceu ser o mais indicado, tendo em conta a criatividade, a cor e a espécie marinha representada.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências