O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho elaborado pelo aluno, representa um polvo da espécie "Octopus Vulgaris" que habita perto da costa da Ilha da madeira.
Através de pesquisa de fotografias percebeu que este polvo tem uma coloração entre o castanho e castanho-avermelhado, com uma espécie de "veias" que percorrem o seu corpo e com ventosas de cor mais azulada. Assim, temos um fundo azul, o polvo em tons de castanho com ventosas em tons de azul que representam o mar.
No meio do desenho está a frase "O mar começa aqui" num tom azulado mais claro e em baixo o símbolo da nossa escola a azul escuro.
O desenho foi realizado em folha A4 com tinta de aguarela.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Foi proposto em Conselho Eco-Escolas a participação neste projeto "O mar começa aqui", visto ser um projeto muito original e de grande interesse para os alunos.
Ao ouvir a opinião de vários alunos e ouvir várias ideias foi escolhido um aluno que além de gostar muito de desenhar, demonstrou grande interesse em participar neste projeto.
O desenho foi realizado pelo aluno Miguel Silva,18 anos, que frequenta o 1º ano do curso Técnico de Receção de Hotel, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, com a orientação da coordenadora do Eco-Escolas, a professora Sara Lucas.
O aluno inspirou-se na vida marinha e escolheu o polvo por ser um animal da família dos moluscos marinhos, que se move ao sabor das correntes, transmitindo grande versatilidade de movimentos.
Depois de realizar várias pesquisas sobre a vida marinha no mar da Ilha da Madeira, descobriu que o polvo habita em águas costeiras de forma abundante, nomeadamente a espécie "Octopus Vulgaris" ou o conhecido polvo normal. Os seus tentáculos tornam o polvo uma animal elegante e a sua capacidade de se camuflar no ambiente ao seu redor é algo que serve de inspiração para os humanos, daí ter sido o animal escolhido para este projeto, pelo seu simbolismo, harmonia e versatilidade no mundo aquático.
O aluno começou por fazer experiências com várias cores e fez alguns rascunhos de desenhos, que foram mostrados aos outros colegas que, por sua vez, também sugeriram algumas ideias e/ou alterações.
Visto o polvo ser um molusco que flui e move-se com as correntes marítimas, o aluno escolheu usar tinta aguarela, pois considera ser representativa dessa fluidez e estar relacionada com a água.
A decisão por este desenho final foi tomada por todos os alunos envolvidos no Conselho Eco-Escolas, que consideram ser uma imagem simples e com cores representativas do mar.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências