O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Dr. Costa Matos - Vila Nova de Gaia (antiga E.B 2,3 Teixeira Lopes) (Vila Nova de Gaia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Uma tartaruga, um dos animais que simbolizam o mar e que estão a ser devastados com a poluição do seu habitat natural.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
8º Ano – Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
Turma C – 23 alunos
Idades – 12/14
Professora responsável: Paula Domingues
Projeto “O Mar Começa Aqui”
O objetivo deste projeto é desafiar-vos a criar uma pintura original para as sarjetas, do espaço escolar de forma a evitar que os resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como palhinhas, garrafas, tampas, entre outros, sejam depositados ou escorram para as sarjetas, ao mesmo tempo que passa a mensagem que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
“O mar começa aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Este projeto está inserido na Eco Escolas desafiando a vossa participação ativa enquanto protetores do futuro do nosso Planeta.
Liberta-te! (pinta o que te passar pela cabeça)
Liberta-te significa brincar com ideias loucas enquanto as estás a gerar. Não descartes ideias por as achares cómicas ou parvas. Não as deites fora só por achares que não vão funcionar. Essas ideias podem ser pontos de partida para outras novas possibilidades. Se ainda não surgiu nenhuma ideia engraçada, louca ou parva, então ainda não começaram a sair ideias interessantes e novas (o erro faz parte do processo).
Fases do projeto:
Visionamento de vídeos para sensibilização do problema:
• Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
• A Natureza fala connosco:
❖ MÃE NATUREZA https://www.youtube.com/watch?v=NFm_Olfq2GE ;
❖ OCEANO https://www.youtube.com/watch?v=oRjV4-RZCV0 ;
❖ ÁGUA https://www.youtube.com/watch?v=7jrR3F9Vf9E ;
❖ ETAR https://www.youtube.com/watch?v=njPVozjhHgo&t=24s.
Escolha das sarjetas a pintar em locais de maior impacto no espaço escolar;
Operacionalização criativa dos desenhos;
Seleção dos dois melhores trabalhos;
Criação dos moldes para pintar;
Pintar as sarjetas escolhidas.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.122958, -8.61956 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Num dos espaços de recreio mais frequentado pelos alunos, no centro dos pavilhões.
A finalização do projeto elaborado pelos alunos teve de ser elaborado pela coordenadora de deste projeto de Cidadania e Desenvolvimento com a ajuda de uma colega de Educação Tecnológica, uma vez que nesta fase os alunos se encontravam em isolamento profilático.