O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/JI de Pedro Miguel (Horta)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Esta imagem foi desenhada por um aluno do 3.º ano e representa os animais marinhos que ele mais admira e quer proteger. Pretende sensibilizar a comunidade local para a importância de não deitar lixo para o chão, uma vez que este, através das sarjetas, chega ao mar pondo em perigo a vida de todos os que lá habitam.
O tom predominante será o azul, cor pela qual é conhecida a nossa ilha e o mar que a envolve, e terá a dimensão de cerca de 1,20m por 1m.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
EB1/JI de Pedro Miguel
Professoras Coordenadoras: Cristina Gomes e Maria Catarina Rosa
48 alunos do Pré-Escolar e 1.ºCiclo com idades compreendidas entre os 3 e 11 anos
Numa primeira fase, nas salas de aula, existiu um diálogo com os alunos sobre os seres vivos que vivem no oceano, a importância de os preservarmos e as várias formas de poluição. Os alunos concluíram que muita da poluição marinha começa em terra e chega ao mar através das sarjetas e ribeiras. Como todos os alunos se mostraram entusiasmados e com vontade de participar neste projeto, com vista a alertar a população da freguesia, para as consequências da deposição indevida de resíduos no chão, a ideia foi lançada aos encarregados de educação e foi-lhes sugerido que elaborassem em conjunto com os seus filhos um desenho alusivo a esta temática. Foram rececionados 23 trabalhos, os quais foram expostos em local visível, procedendo-se a uma votação pelos alunos, docentes e auxiliares que exercem funções na escola.
Este foi acompanhado pelas Coordenadoras do projeto Eco-Escolas, com a colaboração do pessoal docente que exerce funções na mesma.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências