O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem pretende representar que tudo o que entra nas sargetas chega ao oceano. Se o homem não tiver cuidado, o lixo que é colocado no chão, junta-se ao ecossistema do oceano, poluindo-o e destruindo a biodiversidade lá existente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A professora Teresa Ruiz, professora coordenadora do projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Ribeirão colocou o desafio "O mar começa aqui" aos alunos do 5º ano, dado que é um tema que integra o conteúdo programático " A água" . Este desafio foi proposto durante a pandemia quando ainda, estávamos em E@D. Inicialmente foi aconselhado aos alunos fazerem uma visita a uma sargeta perto de sua casa e tirarem-lhe uma foto e as respetivas medidas. De seguida e se possível, com a ajuda do Encarregado de Educação, tentou-se que a sargeta fosse desenha à escala (facto difícil, visto que estes alunos ainda não têm informações sobre escalas). Assim, os alunos fizeram inicialmente um esboço do desenho e depois de terem a opinião da coordenadora, passaram o projeto para o papel. A proposta submetida foi pintada com marcadores pela aluna Ana Margarida Pereira, número cinco, do 5º F de dez anos de idade.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.558914
41.358562

Localização da pintura:
Para a pintura da sarjeta no interior da escola questionou-se a Direção da Escola e as assistentes operacionais que integram o programa Eco-Escolas. Assim, numa decisão conjunta optou-se por pintar a sarjeta de dentro da escola na portaria. A nossa escola brevemente vai entrar em obras e com a portaria terá uma intervenção mais tardia decidiu-se por pintar a sarjeta que aí se encontra.