O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa uma sarjeta que recebe o lixo deixado cair ao chão e/ou abandonado junto aos passeios e que entrando na sarjeta acaba por ir parar ao mar afetando gravemente a vida das diversas espécies marinhas.
A escala utilizada foi 1:5 cm ( 1cm no desenho corresponde a 5 cm na realidade).

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O projeto foi desenvolvido na Escola EBI de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão, sob coordenação de Ana Maria Carreira, professora de FQ e Coordenadora Eco escolas, e contou com a participação dos alunos da turma 2 do sétimo ano, cujas idades variam entre os 12 e os 13 anos.
O projeto " o Mar começa Aqui" foi apresentado à turma na sequência da realização do Miniconselho Eco-escolas e uma vez que na disciplina de FQ se estava a abordar o tema Materiais, nomeadamente a importância da Água para a vida do planeta, os alunos foram desafiados a colaborar neste projeto.
Todo o trabalho foi desenvolvido em contexto de ensino à distância, tendo os alunos desenvolvido o trabalho a partir das orientações consultadas no Regulamento do projeto.
Numa primeira fase fotografaram e mediram uma sarjeta próximo da sua residência (já que não estavam na escola, seguidamente desenharam-na, em suporte de papel, e pintaram "a área envolvente" da sarjeta, não esquecendo a simbologia e a frase.
Na última aula do segundo período cada aluno apresentou aos restantes colegas da turma a "pintura" realizada e procedeu-se à eleição da que melhor representava o desafio o "Mar começa Aqui".

Fase II - Escola: execução