O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No projeto inicial, as imagens apresentavam-se ao centro das sarjetas que estão na via pública, como já referimos, no exterior da escola. No entanto, como estas imagens foram feitas em casa, longe dos locais onde iam ser pintadas, tiveram depois que sofrer algumas adaptações para melhor se enquadrarem, e assim também, desempenharem melhor o objetivo de sensibilização da comunidade.
O cavalo-marinho foi pintado do lado esquerdo de uma das sarjetas e a estrela-do-mar do lado direito da outra, com cores garridas e cativantes, na envolvência do azul forte das ondas, onde foi escrita a frase “O mar começa aqui”, a identificação da escola e do projeto Eco-Escolas.
O trabalho foi pintado pelos alunos que escolheram as cores e decidiram não pintar o ferro dos sumidouros para maior ser o contraste e ter o efeito de fazer ressaltar as sarjetas como chamada de atenção. Pois, embora parecendo coisas tão comuns na vida diária, que passamos por elas e nem as vemos, são tão importantes porque tudo aquilo que por ali entra vai ter ao mar!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi desenvolvido com a colaboração da Câmara Municipal Anadia, pela EB1 de Moita, sob a orientação da professora Elisabete Garrido, com as turmas do 2º e 4º anos de escolaridade, alunos com idades compreendidas entre os 7 e 11 anos.
O projeto foi apresentado e iniciado, no ano letivo transato, ainda no período de aulas presenciais antes do confinamento a 13 de março de 2020. Durante este período ainda se escolheram as duas sarjetas a pintar, que se localizam em frente à escola, ao longo do percurso diário dos alunos para o Centro Social e Paroquial.
Entretanto foi dada continuidade ao projeto durante o período de ensino à distância, foram discutidos os temas da poluição marinha e do impacto da contaminação das águas nos ecossistemas aquáticos. Destes debates, resultou a sensibilização dos alunos para a pesquisa e posterior apresentação de diversos trabalhos sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade marinha.
Passando-se à segunda fase do projeto, foram elaborados os desenhos a pintar, objetivando a sensibilização da comunidade em geral.
Como estávamos em confinamento, todo o projeto foi realizado com a colaboração dos encarregados de educação, incluindo os desenhos apresentados. Como eram duas sarjetas, foram escolhidos dois desenhos:
1- O cavalo-marinho que é um dos ícones da ria Formosa onde se encontra um dos últimos grandes habitats. É uma espécie que se encontra em perigo de extinção.
2- A estrela-do-mar, espécie que se encontra com frequência na costa portuguesa e que está também a morrer devido à poluição e ao aquecimento dos oceanos.

Fase II - Escola: execução