O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Eu escolhi um polvo para representar o mar porque é uma espécie que devia ser mais protegida pois já existem poucos polvos.
Pretendi transmitir que ao poluírem as sarjetas estão a poluir o mar e dessa forma prejudicar a vida dos peixes e de todos os seres vivos que lá existem.
Queria ainda, com este desenho, que as pessoas parassem para pensar junto à sarjeta onde ele fosse reproduzido e concluíssem que se continuarem a deitar lixo, papeis e beatas de cigarro para o chão e para as sarjetas, em breve ficaremos sem peixes no mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação:
Estabelecimento de ensino: Escola Básica e Secundária de Ourém
Professores Coordenadores: Ana Patrícia Senra e Luís Flórido
N.º de alunos envolvidos: 45 alunos
Idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos
Nível escolar: 5.º ano (turma A e B)
Síntese da implementação do projeto:
- O projeto foi desenvolvido durante o período de confinamento em que estávamos todos no regime de ensino não presencial;
- As disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Inglês e Cidadania e Desenvolvimento contribuíram para a execução deste projeto;
- Em Ciências Naturais durante a lecionação da poluição aquática os alunos visualizaram breves documentários, observaram fotografias de diversos sítios do mundo e analisaram notícias sobre o tema em causa;
- Depois de constatarem a situação na sua globalidade, seguiu-se um debate sobre a importância do assunto tanto a nível mundial como local, foram discutidas algumas formas como poderíamos causar impacto e sensibilizar a população, alertando os cidadãos e prevenindo eventuais comportamentos incorretos, como colocar lixos no chão e nas sarjetas;
- Em Educação Visual os alunos deram asas à sua criatividade e produziram os seus trabalhos, tendo em conta as diretrizes do professor e do projeto;
- Pediram colaboração ao professor de Inglês para a tradução da frase “O mar começa aqui”, bem como do nome de alguns elementos presentes no seu desenho;
- Em Cidadania e Desenvolvimento os alunos fizeram também algumas atividades sobre esta temática;
- À medida que os desenhos iam sendo publicados no Classroom da turma, o professor de Educação Visual acompanhava a sua execução e dava sugestões de melhorias.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências