O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Consiste numa imagem muito simples, em que a mão aponta para a sarjeta, como chamada de atenção de que o mar começa ali ( na sarjeta). A sarjeta tem as dimensões reais de 53cm x 30cm e está representada à escala de 1:5.
Não se pediram os stencil`s dos logotipos, pelo que as dimensões do "o mar começa aqui" poderão sempre ser adaptadas de modo a que se leia melhor a mensagem.
O logotipo do projeto poderá ser também aplicado em negativo, o que é branco será preto, além do seu tamanho aumentado.
Assim, a mão apontará para a sarjeta e será pintada de cor branca, ou outra que no local a pintar se verifique ser mais visível e contrastante.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi divulgado pela coordenadora do programa na escola E.B 2/3 de Júdice Fialho, Ana Marques Vieira, que também o orientou.
Leciona Educação Tecnológica e estava a ser desenvolvido na escola pelas suas turmas do 5º ano, na disciplina de ET.
Começou-se pela dinamização de uma sessão informativa sobre resíduos, pela A.L.G.A.R., empresa que os gere no concelho, com a presença de alunos do 5º ao 9º ano. Consistiu na apresentação da temática dos resíduos e separação através de um twist de chão, o qual os alunos tiveram a oportunidade de jogar e responder.
Posteriormente esta empresa apresentou ainda, no âmbito do seu Roadshow e num DOLME que instalou na escola, um filme para todos os alunos de 5º e 6º ano, sobre separação e reciclagem.
Como sensibilização dos alunos para esta problemática em específico, dinamizou-se uma sessão informativa dirigida a todas as turmas da escola, promovida pelo Oceanário/Fundação Oceano Azul, pela bodyboarder Joana Shencker ,acerca da poluição no mar.
Ainda e em sala de aula os professores promoveram a visualização de vídeos/filmes, através dos quais se fomentaram debates e reflexões sobre a problemática.
Os alunos deram início ao seu projeto, apresentando várias propostas através de desenhos que executaram, depois de este lhes ter sido explicado.
Dessas ideias foi selecionada uma, que depois cada um executou numa folha, aplicando as noções de representação à escala, conteúdo da disciplina de Educação Tecnológica. Finalmente, depois de desenhada a sarjeta à escala, adequaram-lhe o desenho previamente escolhido.
Devido à paragem das atividades letivas não foi possível reunir a maior parte das propostas concebidas e por essa razão apenas as realizadas pelas turmas do 5ºano foram analisadas e, uma delas selecionada.
Participaram neste projeto cerca de 100 alunos da escola com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos.
A proposta selecionada é do aluno Gabriel Nunes, do atual 6º ano, turma C, e foi escolhida pela sua simplicidade e eficácia (com que chama a atenção e transmite a mensagem).

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências