O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/JI Eduardo Luna de Carvalho (ex. EB1/JI da Tapada das Mercês Nº 2) (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na sarjeta é o início de tudo...
A água pluvial e o vento arrastam para a sarjeta tudo o que se encontra no chão, seja de origem natural, como são as folhas de árvore, pauzinhos ou pequenas pedras, como também os de produção humana, como por exemplo, beatas de cigarros, máscaras ou outros objetos de plástico, vidro ou cartão.
Nesta alusão temos no desenho uma seta que guia o nosso olhar até à sarjeta e em seu redor a visualização de água e animais marinhos que povoam os oceanos, mares e rios, que são assolados por toda a poluição.
É urgente que tenhamos a consciência que o mar começa mais perto do que o vemos para ter comportamentos ajustados à sustentabilidade do ambiente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento: AE Visconde de Juromenha
EB Eduardo Luna de Carvalho
Docente Coordenadora do Programa Eco-Escolas: Sara Monte
Atividade: O mar começa aqui!
Ano de Escolaridade dos alunos: Pré-escolar (4 grupos) e 1º ano do 1º Ciclo (2 turmas)
Idades: dos 4 aos 6 anos (Pré-escolar) 6/7 anos (1º ano)
Temas atribuídos: Mar (Pré-escolar) e Água (1º ano)
Número de desenhos elaborados: 79
1ª fase: O projeto iniciou-se com a candidatura à atividade "O mar começa aqui", com o parecer positivo da CM Sintra, que colabora nesta atividade desde anos anteriores.
2ª fase: Atribuição do tema mar e água aos aunos de pré-escolar e 1º ano respetivamente com inclusão da atividade no Plano de ação do Programa Eco-escolas da escola.
3ª fase: Na modalidade de E@D, as educadoras, e, por sua vez, também as professoras do 1º ano reuniram-se para elaborar a respetiva planificação e enquadrar a atividade aliada a outras áreas/disciplinas do conhecimento. Houve partilha de conteúdos, uma vez que são consecutivos na escolaridade dos alunos, podendo ser adaptados a cada realidade de grupo/turma.
4ª fase: Os alunos realizaram algumas produções sobre o tema, ainda em sua casa, mas concluíram já no ensino presencial que entretanto reiniciou.
5º fase: Exposicão de realizados e respetiva escolha, por voto secreto, do desenho que na opinião dos alunos, da escola, melhor correspondia à essência do projeto lançado pela ABAE com parceria da CM Sintra.
6ª fase: Submissão do desenho e respetiva memória descritiva, da imagem e do projeto, na plataforma Eco-Escolas da ABAE.
Aguarda-se a continuidade do projeto na calendarização que for estabelecida.

Fase II - Escola: execução