O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No âmbito da disciplina de Desenho A, em articulação com o projeto Eco Escolas, foi-nos proposto a elaboração de um esboço para pintar uma sarjeta em Anadia, tendo como tema “O Mar Começa Aqui”.
Antes da realização do projeto, o professor alertou para a problemática da poluição no planeta. Foi nesse sentido que elaborei, inicialmente, um pequeno trabalho de pesquisa por forma a melhorar o meu conhecimento sobre os principais problemas que afetam os oceanos. Todos sabemos que a poluição tem origem humana, em terra e no mar, e representa uma grave ameaça para as formas de vida e para o equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, é necessário alertar as pessoas, tentando promover comportamentos que possam evitar a poluição.
Quando comecei a pensar no meu projeto artístico, queria que o mesmo tivesse algum impacto. Queria que todos aqueles que olhassem para a sarjeta sentissem que estavam numa viagem ao fundo do mar. Que os fizesse refletir sobre os pequenos gestos que podem comprometer toda a beleza dos ecossistemas marinhos.
Tentei ser o mais realista possível, usando lápis de cor aguareláveis sobre papel. Na pintura das sarjetas serão utilizadas tintas de água.
Está nas nossas mãos reduzir a quantidade de resíduos e encaminhar o que usamos para a reciclagem, impedindo que vá para o mar.
Inês Silva, nº 8, 11ºD

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica e Secundária de Anadia
Professora coordenadora: Anabela Fernandes e Maria Luísa Flores
Alunos envolvidos:
• Ano escolaridade: 11º anos do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais
• Idades dos alunos: 16 a 17 anos
• Número de alunos: 16 alunos
Síntese das várias fases do projeto:
Por forma a alertar os alunos para a necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos e para a problemática da contaminação das linhas de água da rede hidrográfica e a consequente poluição marinha, foi lançado o concurso de desenhos que a escola pretende reproduzir nos sumidouros das águas pluviais. Com este concurso os docentes pretenderam, igualmente, levar os alunos a aprender, a observar e a representar os elementos do quotidiano e da natureza, ampliando a sua perceção visual.
Esta atividade teve como principais destinatários os alunos de Artes do docente Francisco Fonseca estando, no entanto, aberta à participação de outros elementos, pois considera-se fundamental passar aos jovens a mensagem de que tudo o que cai ao chão vai parar ao Mar.
Foram entregues às coordenadoras do eco-escolas 13 projetos, que foram avaliados de acordo com os seguintes critérios:
• adequação das imagens às características das sarjetas da área envolvente;
• a integração da frase “O Mar Começa Aqui”;
• as cores da imagem, considerando a tonalidade da sarjeta;
• a dimensão da imagem relativamente ao tamanho do sumidouro.
A ilustração apresentada a concurso foi selecionada por um júri constituído pelas duas coordenadoras do eco-escolas, pelo docente Francisco Fonseca e pela representante do grupo disciplinar, Alice Lourenço.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências