O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O mar começa aqui!
Depende de mim, depende de ti,
Mantê-lo limpo e a brilhar!
Vamos todos colaborar
E o lixo deixar
No seu devido lugar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Serviço Técnico de Educação Especial - STEE
Coordenadoras Eco-Escolas: Dina Fernandes e Rita Sol
Alunos com Necessidades Especiais: idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos
O desafio “O Mar Começa Aqui” teve o seu início após a ponderação das coordenadoras Rita Sol e Sofia Faria sobre o que era exigido para os diferentes projetos, análise das capacidades intelectuais e motoras dos alunos do STEE.
A coordenadora Sofia Faria na categoria de professora de EVT acedeu prontamente, uma vez que a natureza deste projeto carateriza o tipo de intervenção que habitualmente realiza com os alunos.
Como é nosso lema, no acompanhamento diário feito aos alunos, nas suas rotinas de higiene e alimentação, estes, são sensibilizados, para não deitar objetos e líquidos prejudiciais nas sanitas e lavatórios e a correta separação de resíduos, nomeadamente os recipientes dos iogurtes.
Inicialmente foi selecionado um grupo de oito alunos para participarem neste desafio. Como forma de introdução ao tema foram contadas e visualizadas duas histórias em colaboração com a professora Manuela Martinez e posteriormente feita a sua exploração. Seguidamente, junto a um sumidouro, fomos conversando à acerca das consequências de alguns líquidos e/ou objetos não serem devidamente descartados. De seguida, nas aulas de EVT foi feito o desenho e pintura do trabalho.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências