O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A Ilustração pretende chamar a atenção para o facto da poluição / acumulação de resíduos nas nossas ruas ter como consequência a poluição dos nossos mares, colocando em risco a vida marinha.
Dois elementos ressaltam da imagem: Uma lula - elemento facilmente reconhecido pelo público, dado ser muito comum quer nos nossos mares, quer nas nossas mesas – envolve, com os seus tentáculos uma grelha da Sarjeta.
Pendurados dos tentáculos ou perto da grelha, são representados elementos de plástico, resíduos muito comuns nas ruas como garrafa / aros/ anilhas / e saco de plástico bem como máscara cirúrgica (um novo elemento fruto da pandemia) e resto de uma roda, que pode simbolizar os veículos, que diariamente poluem.
A envolver estes elementos está representado o mar (azul envolvente com representação de laivos brancos - a crista das ondas), onde se inscreve a Mensagem.
Na mensagem é de referir a letra maiuscula com que se escrevem Duas palavras: AQUI / NÃO!!!
A representação da lula, tipo desenho gráfico, com as suas cores vibrantes proporcionará um olhar direto para o chão / pavimento, chamando a atenção de quem passa para as consequências nefastas dos atos dos seres humanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: Escola Secundária de Caneças
Professoras coordenadoras da atividade: Lucília Jorge e Maria João Santos
Número de alunos envolvidos: 17
Idades e anos de escolaridade dos alunos: entre os 15 e os 18 anos; 10º e 11º anos
Enquadramento do desenvolvimento da Atividade
A inscrição da Escola Secundária de Caneças no concurso “O Mar começa aqui” inseriu-se numa estratégia que a escola assumiu de sensibilizar a comunidade educativa quer para o excesso de resíduos urbanos produzidos anualmente, quer para a problemática do mar / oceanos (e.g., poluição/ acidificação / ilhas) e suas consequências.
De facto, no 1º semestre, alunos do 8º e 9º anos em Cidadania e Desenvolvimento, 11º ano (na disciplina de Inglês) desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre estas temáticas e em fevereiro, já em confinamento, os produtos finais de algumas destas investigações, foram debatidos em sessões síncronas.
Desenvolvimento da Atividade
Explicado o enquadramento, concretamente no que respeita ao projeto “O MAR COMEÇA AQUI”, este foi divulgado pelas coordenadoras do Eco-Escolas por via eletrónica (e-mails e jornal de escola) e, em sala virtual, pelos professores, quando do trabalho com alunos em sessões síncronas, bem como pela coordenadora da EMAEI, que acompanhou, vposteriormente, vdois dos alunos que aderiram ao projeto
Todos os trabalhos apresentados foram realizados em confinamento, em Ensino a Distância.
17 alunos aderiram à atividade. Investigaram não só o tamanho e formato de grelhas de sarjetas, bem como o tipo de flora e fauna a incluir, debatendo-se, de novo, alguns conceitos como, por exemplo, espécies autóctones e invasoras.
Houve uma grande diversidade de desenhos, quer ao nível da escolha dos elementos gráficos a incluir, quer ao nível do tipo de representação dos mesmos.
A seleção e elementos da imagem
A imagem final foi selecionada do seguinte modo:
1. Numa 1ª fase, de entre as 17 ilustrações, os representantes dos alunos do Conselho Eco-Escolas e as coordenadoras do Eco-Escolas escolheram 6 que se evidenciaram pela mensagem, elementos gráficos incluídos e facilidade de interpretação;
2. A intenção era haver uma escolha online pela comunidade educativa de entre estas 6 ilustrações. No entanto, tal não foi possível concluir a tempo e assim, os representantes dos alunos do Conselho Eco-Escolas, por voto maioritário, escolheram uma, a da aluna Barreto Amado Silva, por:
- incluir uma mensagem escrita clara: “O Mar Começa Aqui” / “Lixo nas Ruas? NÃO!!!”
- incluir elementos de fácil reconhecimento e fácil interpretação:
A lula - elemento facilmente reconhecido pelo público, dado ser muito comum quer nos nossos mares, quer nas nossas mesas – envolve, com os seus tentáculos a grelha da Sarjeta e, pendurados dos tentáculos ou perto da grelha, são representados elementos de plástico muito comuns nas ruas como garrafa / aros/ anilhas / e saco de plástico bem como máscara cirúrgica (um novo elemento fruto da pandemia e resto de uma roda, que pode simbolizar os veículos;
- a representação da lula tipo desenho animado e as cores vibrantes poderem chamar a atenção de quem passa na rua;
- ser exequível a sua realização em situação real.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências