O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Azeitão (Setúbal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O polvo, a estrela-do-mar e o peixe foram as espécies selecionadas para representar os animais marinhos característicos desta zona. Foram, ainda, selecionados elementos que representam a poluição do mar, com o objetivo de consciencializar as pessoas para não depositarem lixo no chão, pois este irá ser arrastado para o interior da sarjeta, tendo como destino o mar, representado aqui pelo movimento circular, no sentido de que na vida tudo está interligado.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Para este projeto, foi proposto a realização de um desenho que enquadrasse uma sarjeta, bem como espécies características da região de Setúbal e outros elementos que se adequassem em termos da preservação da água, no âmbito da articulação entre as disciplinas de Oficina de Artes e Ciências Naturais, com vista a desenvolver um desenho para o concurso do Clube Eco Escolas “O mar começa aqui”.
Este projeto foi desenvolvido em três fases: pesquisa de informação (relativa às espécies marinhas da região); criar esboços para o trabalho a realizar e estudar qual a melhor disposição para os elementos visuais e as letras da frase a incluir; execução final do trabalho, enquadrando no centro de uma folha de papel cavalinho A4, o desenho da sarjeta da escola (um quadrado de 60cm, à escala 1:10), os elementos selecionados, a frase “O mar começa aqui” e o logótipo relativos ao projeto da Eco Escolas.
Dada a relevância do tema, iremos dar continuidade ao projeto, com a participação de outras disciplinas, para além das já referidas. Iremos desenvolver pesquisas e trabalhos sobre o circuito da água, o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas, identificação de problemas do Estuário do Sado, visando uma ação de sensibilização à comunidade escolar.
A realização deste trabalho foi bastante importante, visto que permitiu desenvolver a metodologia de projeto, técnicas de desenho/pintura, bem como perceber o motivo do quão importante é evitar depositar lixo no chão. Permitiu ainda reconhecer e valorizar a importância de espécies marinhas locais, sendo fundamental a sua preservação para o equilíbrio dos ecossistemas.
Escola Básica de Azeitão
Professora coordenadora, Maria Irene Amaro Lopes Matos
Nº 15, Íris Oliveira do 8º ano, turma C – 14 anos

Fase II - Escola: execução