O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Perafita (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O protótipo de imagem foi elaborado pela aluna Íris Cruz, n.º11, do 6.ºE, sob a orientação da professora da disciplina de Educação Tecnológica, Irina Azevedo.
A professora propôs aos alunos, a exploração da técnica de colagem em mosaico, tendo como referência a obra “Sunset Wishes” de Paris One, em Matosinhos.
A imagem representa um golfinho, espécie que se encontra na nossa costa atlântica, num cenário de ambiente marítimo, pleno de vida e livre de poluição, conforme se pretende com esta campanha de sensibilização.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio “O Mar começa aqui” foi proposto pela professora coordenadora Eco-Escolas, da Escola Básica de Perafita e abraçado por todos os professores da área disciplinar de Artes Visuais e Tecnologias, Ana Moreira, Catarina Cadima, Inês Mourato, Irina Azevedo e Ricardo Raimundo. Foi trabalhado por todas as turmas de Educação Visual do 6.º, 7.º e 8.º anos, num total de 15 turmas e 281 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, em articulação com Educação Tecnológica e outras disciplinas do currículo, durante o período de ensino à distância.
Atividade inscrita no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento, inseriu-se na fase de criação / intervenção, no âmbito dos saberes de cada disciplina, do projeto A(MA)tosinhos, criado no presente ano letivo, enquanto tema aglutinador dos Domínios de Autonomia Curricular (DACs). Neste sentido, e como motivação para o desenvolvimento do trabalho individual, os alunos foram convidados a conhecer as obras de Arte Urbana / Grafites de Matosinhos, a partir da exploração do website, da Câmara Municipal de Matosinhos.
Com este projeto foram abordadas temáticas relacionadas com práticas de cidadania, o ambiente e a sustentabilidade do planeta, no âmbito do “Ser Cidadão Saudável”, expresso no Projeto Educativo TEIP, do AE Perafita, cumprindo também outro dos seus objetivos, de intensificar parcerias.
Procurou-se promover uma campanha de sensibilização a toda a comunidade educativa e passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Para esse efeito, foi realizado o levantamento das sarjetas/ sumidouros do recinto escolar e do exterior, no parque de estacionamento, de modo a dar resposta à característica da imagem, proposta no regulamento, considerando a relação de escala.
Os protótipos elaborados pelos alunos foram a concurso para a sua divulgação e escolha da imagem que representa a Escola Básica de Perafita. Nesse sentido, criou-se um formulário e cada elemento da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) foi convidado a votar na imagem da sua preferência. Após a votação, foi escolhido o trabalho vencedor e o melhor trabalho por turma.
Pretende-se promover uma semana aulas de Educação Visual ao ar livre, de 17 a 21 de maio, com a concretização das pinturas, melhor classificadas, pelas diversas turmas participantes no projeto.
Posteriormente, no dia 8 de junho, Dia Eco-Escolas, será realizado um peddy paper e/ou outros jogos/ atividades, a partir das novas pinturas do recreio escolar, com a participação de várias turmas e disciplinas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências