O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Mouzinho da Silveira (Moita)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, em articulação com o projeto Eco-Escolas, foi proposto a elaboração de um esboço para pintar 4 sarjetas (uma sarjeta no interior da escola e 3 no exterior).
O desenho selecionado é da autoria da aluna Inês Rosário, do 5ºB. O seu projeto alerta as pessoas para a necessidade de se promover comportamentos que possam evitar a poluição do mar. Desta forma, a aluna recorreu à cor azul como fundo para representar o mar, tendo feito a representação de espécies marinhas assim como de lixo de modo a chamar a atenção para a problemática dos resíduos que são libertados no mar. Para o efeito foram utilizadas cores diversas. Foi destacado a frase “O Mar começa aqui” num fundo branco.
O objetivo deste desenho é o de despertar as consciências para o flagelo da poluição marinha

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Escola Básica Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira, sob a coordenação da professora Lídia José, inscreveu-se neste desafio no sentido de sensibilizar a comunidade escolar e não escolar para a importância da preservação das águas dos rios e oceanos na manutenção da biodiversidade.
Os alunos que têm vindo a desenvolver este projeto são os alunos do 5ºano de escolaridade da Turma B, na disciplina de Educação Tecnológica com a orientação e dinamização da professora Manuela Marques. A turma é constituída por 27 alunos com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos.
Na 1ª fase foi explicado aos alunos os objetivos do projeto e que teriam que elaborar um trabalho que sensibilizasse a população para o facto do lixo que vai para as sarjetas acabar por ser escoado para o mar contribuindo para a poluição do mar.
Na 2ª fase realizaram os seus projetos em folha A4 desenhados e pintados de um modo criativo durante as aulas de Educação Tecnológica.
Na 3ª fase foi feita a seleção dos projetos apresentados.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências