O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva
Atividade: # O mar começa aqui
O professor de Educação Visual apresentou-nos esta atividade para realizarmos ainda em ensino à distância. Achei muito interessante e comecei logo a pensar como executar a tarefa. Inicialmente, fiz alguns esboços até chegar à proposta final. Posteriormente desenhei com rigor o sumidouro (à escala de 1:5), assim como todas as imagens que constituem a composição gráfica, pintei com marcadores e delineei com caneta fina preta, para realçar os animais e o lixo. O meu desenho representa a ideia do oceano como um “caixote do lixo” da sociedade, através da ambiguidade da imagem, (tanto representa o oceano, como o balde do caixote do lixo). Tudo o que deixamos no chão, acaba por ser levado pela água da chuva até ao mar.
Eu gostava de ver o meu desenho pintado numa sarjeta da minha escola ou da rua junto à escola.
Sofia Taams
Nº 29
5ºK
07/04/2021

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Atividade: #O mar começa aqui
- Escola básica D. Pedro I – Canidelo – Vila Nova de Gaia
- Professora coordenadora: Margarida Alves
- Alunos envolvidos: 8 turmas de 5º ano e 2 de 6º ano na disciplina de Educação Visual e 6 alunos de 8º ano em Ciências Naturais (opcional)
Fases do projeto:
Após a receção do e-mail a confirmar a adesão da Câmara Municipal ao projeto, como coordenadora Eco-escolas tratei de fazer a divulgação a todos os docentes, por e-mail.
Os professores de Educação Visual fizeram a divulgação e proposta de elaboração de trabalhos aos alunos na sua disciplina (5º e 6º anos - 10 turmas). Nas minhas 5 turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, apresentei a atividade e resumi o regulamento, ficando este trabalho a ser opcional.
Foi feita a sensibilização para a importância das sarjetas/sumidouros e análise do papel das populações na redução da poluição marinha. Os alunos estudaram a função, o funcionamento em rede das sarjetas e procuraram algumas dentro da escola e junto à entrada principal. Tiraram medidas e fotografias a um sumidouro que se encontra mesmo junto ao portão principal da escola. Procederam à elaboração de vários esboços, seguida da seleção do desenho a realizar e composição do desenho e pintura do trabalho final. Os desenhos foram feitos à escala 1:5 e a maioria representou lixo que habitualmente é encontrado no chão ou nas praias, que pode ser levado até ao mar pelas águas de escorrência.
Depois de entregues os trabalhos aos professores, foi feita uma seleção dos trabalhos para votação final pelos alunos das turmas.
Dos trabalhos selecionados nas turmas, foi escolhido um para apresentar na plataforma Eco-escolas. Os responsáveis pela escolha foram os 3 professores de Educação Visual envolvidos e os 2 coordenadores Eco-escolas.
Vila Nova de Gaia, 9 de abril de 2021
A coordenadora Eco-escolas
Margarida Alves

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.126659, -8.637725 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Rua Nova do Fojo - mesmo em frente ao portão principal da escola