O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim de Infância e EB do Meiral (Ex Escola Básica de Meiral - JI9) (Vila Nova de Gaia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Foram realizados 22 desenhos no âmbito deste projeto.
Destes 22 desenhos foram escolhidos 4 pelos alunos. De seguida foram colocados no polivalente da escola onde puderam ser apreciados e votados pelos alunos da escola.
O trabalho mais votado foi realizado pela aluna Maria Filipe Esteves, da turma 24, de 3.º ano.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
Escola Básica /JI de Meiral
Professora coordenadora da atividade: Carla Reis
Número de alunos participantes: 22
Participaram neste projeto os alunos da turma 24, de 3.º ano. A idade dos alunos da turma é 8 e 9 anos.
Fases do projeto:
- Numa primeira fase os alunos da turma 24, recordaram a visita interativa que fizeram ao Oceanário de Lisboa. Foram trabalhados os seres vivos aquáticos e suas características.
- Seguidamente foram trabalhados os termos “Biodiversidade” e “Proteção Ambiental”.
- Visualizaram imagens relacionadas com a poluição da água e das praias e realizou-se um debate sobre o impacto da poluição nestes habitats. Registaram-se estas ideias e foi construído um texto informativo sobre este tema.
- De seguida foi abordado em Assembleia de Turma, o resultado do trabalho realizado pela Brigada Verde. Foram feitos esses registos e foi reforçada a importância de manter a limpeza do recreio e sarjetas. Foi feita a sensibilização para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.
- Construção de um desdobrável sobre este tema para ser distribuído pela comunidade escolar.
- Na última fase, foi proposto aos alunos a atividade: fazer um desenho com o tema “O mar começa aqui!” de forma a sensibilizar toda a comunidade educativa que “Tudo o que cai no chão, vai para o mar”. Os desenhos depois de concluídos foram a votação. O desenho escolhido pelos alunos foi posteriormente desenhado e pintado no recreio da escola, junto à sargeta, e desta forma, assinalar a importância da limpeza do recreio.

Fase II - Escola: execução