O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB Sangalhos - Centro Escolar de Sangalhos (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem mostra-nos diferentes tipos de lixo que são deitados ao chão (saco de plástico, garrafa, calçado, garrafas, máscaras descartáveis e outros) e, posteriormente, através das sarjetas/ sumidouros, vão entrar na rede de esgoto encaminhando-se para os ribeiros, riachos, rios, lagos e mar. Representa um ecossistema aquático, com a presença de algumas espécies que poderão vir a sofrer as consequências desses atos (animais e plantas).
Utilizando papel, lápis de cor, lápis de carvão e canetas de feltro, o aluno desenhou várias espécies marinhas, resíduos e idealizou a sua mensagem.
Todos os elementos presentes na imagem foram desenhados e pintados por um aluno, em sala de aula.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
MEMÓRIA DESCRITIVA | IMAGEM: “O Mar Começa Aqui”
“Todo o lixo que se largar, vai parar ao mar!”
No âmbito do desafio, “O Mar Começa Aqui”, apresentamos uma proposta de atividade, em desenho, ilustrado com imagens, com a aplicação de técnicas e seleção de cores, para dar resposta ao tema proposto e destina-se a um público-alvo que inclui comunidade escolar e outros utilizadores da via pública (condutores e peões) que se deslocam à zona envolvente do Centro Escolar e ao CAR (Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional), em Sangalhos, concelho de Anadia.
Destina-se ainda às crianças, em idade escolar, apelando à sua forte consciência ambiental, e esperando alcançar um universo mais alargado, como pais e respetivas famílias, docentes e outros elementos ou entidades responsáveis pelo saneamento básico, tratamento de águas residuais e saúde pública.
Objetivos:
- Transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta, para a urgência de melhoria de comportamentos ambientais, em todas as atividades diárias, que terão uma consequência/implicação direta, no oceano, e consequentemente, na nossa vida.
- Compreender a necessidade de preservar os ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada, em particular.
- Chamar a atenção para algo em que ninguém repara, nem sabe a sua importância na vida marinha.
- Educar para uma cidadania ativa incitando os alunos a passar a mensagem de que “Todo o lixo que se largar, vai parar ao mar!” a toda a comunidade educativa.
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
- Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
- Sensibilizar para a importância dos sumidouros e sarjetas como sistemas de drenagem das redes de águas pluviais, e essenciais por encaminharem a água para a rede pública de saneamento e ETAR’s.
- Identificar o percurso do lixo nos sumidouros e sarjetas e destino final.
- Criar imagens apelativas, nos mesmos, para chamar a atenção para algo em que ninguém repara, o/a sumidouro/sargeta e melhorar o seu aspeto, que estava enferrujado, abandonado, em mau estado de conservação ou vandalizado.
- Apresentação do(s) trabalho(s) dos/aos alunos e seleção do trabalho final.
A imagem mostra-nos diferentes tipos de lixo que são deitados ao chão (saco de plástico, garrafa, calçado, garrafas, máscaras descartáveis e outros) e, posteriormente, através das sarjetas/ sumidouros, vão entrar na rede de esgoto encaminhando-se para os ribeiros, riachos, rios, lagos e mar. Representa um ecossistema aquático, com a presença de algumas espécies que poderão vir a sofrer as consequências desses atos (animais e plantas).
Utilizando papel, lápis de cor, lápis de carvão e canetas de feltro, o aluno desenhou várias espécies marinhas, resíduos e idealizou a sua mensagem.
Todos os elementos presentes na imagem foram desenhados e pintados por um aluno, em sala de aula.
É neste contexto que o Centro Escolar de Sangalhos aceita o desafio da ABAE “O mar começa aqui”.
FASE I – Sensibilização para a temática (passagem de vários vídeos e PPT sobre o mar, poluição, água e origem da vida, problemas ambientais).
FASE II – Pesquisa do temática a desenvolver, nas redes sociais, e outras fontes, o que está a ser feito, como é feito.
FASE III – Escolha de imagens. Associação das mesmas (enquadramento, imagens e frase tipo)
Fase IV – Elaboração da maqueta à escala real (articulação com a autarquia).
FASE V – Sensibilização à população, com flyer à população pelas brigadas (alunos) e outras entidades envolvidas no projeto, para pintar sarjetas, nos principais locais de grande densidade populacional e maior passagem de pessoas.
Centro Escolar de Sangalhos | Agrupamento de Escolas de Anadia
Coordenador: Amílcar Almeida Alves da Costa
Autor do Trabalho: César Liu | Idade: 9 anos | 4º. Ano - Turma Sangalhos E
Docente Titular de Turma: Hermínia Belchior

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências