O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Face ao que nos foi proposto, decidimos que iríamos utilizar o peixe como referência, pois este é um dos animais que mais genericamente representa o mar. Além disso, é ainda uma das fontes de alimentação mais importante na nossa cadeia alimentar, então, achamos que seria a melhor opção. Após esta escolha, decidimos utilizar a forma da sarjeta na posição do estômago do peixe, para passar a mensagem de que todo o lixo que cai no chão vai para o mar e que os peixes e todos os animais marinhos acabam por comê-lo. Desta forma, temos o intuito de “chocar” e cativar a atenção de quem passa, para que se apercebam que estamos a alimentar os animais com o nosso lixo. Para complementar a nossa ideia, incluímos a frase “O mar não é um esgoto” e “O Mar Começa Aqui”, que é o nome do projeto. Por fim, tivemos a ideia de colocar um código QR, que irá levar as pessoas ao site do projeto “O Mar Começa Aqui”. Desta forma, as pessoas podem aceder ao site e ficar a conhecer melhor o conceito e objetivos do mesmo

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: Escola Secundária Júlio Dantas – Lagos / Agrupamento de Escolas Júlio Dantas
Professor Coordenador do Eco Escolas: Eduardo Lopes
Professora Coordenadora do Projeto “O mar começa aqui”: Ana Lopes
Outros Professores envolvidos no Projeto: Inês Silvestre e Lurdes Repolho.
Identificação dos alunos: Pedro Ramos (nª. 16175), turma 12º M1, 18 anos e Inês Coelho
(bº. 19682), turma 12º M2, 18 anos.
Síntese das fases do projeto: Através do Professor Coordenador do Eco Escolas, foi-nos apresentado o projeto “O Mar Começa Aqui” e proposto que, em 8 grupos de dois e 1 grupo de 3, realizássemos nove projetos (19 alunos), explorando o tema na forma de representações temáticas. O objetivo foi simbolizar a poluição no mar, e, de alguma forma, educar e passar a mensagem de que todo o lixo que cai no chão acaba no mar, para que, deste modo, todos compreendam a necessidade de preservação do nosso ecossistema. Começámos por fazer um estudo das informações presentes no site do projeto e iniciamos a fase de criação de esboços, tanto para a figura como para o slogan que acompanha a representação. Depois de definido o que representar, a Professora Coordenadora do Projeto, realizou a representação da proposta em digital e juntos escrevemos a memória descritiva do projeto e da imagem. Contamos também com as preciosas ajudas das Professores Inês Silvestre e Lurdes Repolho. Por fim, os 9 projetos foram a votação. Votaram professores, funcionários e colegas do nosso Agrupamento. E também votou a Engenheira do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Lagos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências