O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Marinhais (Salvaterra de Magos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Escola E.B. 2, 3 de Marinhais
Aluna: Lúcia Martins, 9º D
Profª de Ciências Naturais: Ana Marta Conceição
O desenvolvimento deste trabalho realizou-se durante o ensino à distância, tendo contado com a colaboração da professora de Ciências Naturais que já nos tinha apresentado este projeto, inclusivamente em anos anteriores, e nos tem sensibilizado para a necessidade de preservação do ambiente e para os problemas de gestão de resíduos. Todo o lixo que não é depositado no local correto mais tarde ou mais cedo transforma-se em lixo marinho que provoca muitos impactes nos ecossistemas e na saúde humana. Além da minha preocupação ambiental achei interessante realizar um trabalho que pudesse ser desenhado numa zona incomum e que alertasse as pessoas para este problema de forma a que não deitem lixo para o chão.
Inicialmente pensei fazer o desenho no computador, mas como este deveria ser adequado a ser pintado no chão decidi fazê-lo manualmente. Dei largas à minha imaginação para que o impacto visual da imagem, pintada numa grelha de sarjeta, permitisse que a mensagem "O Mar começa aqui" pudesse chegar a todos os que por ela passam.
O azul como mancha predominante da minha proposta representa o mar, a maior mancha territorial deste planeta, que deve ser cuidada por todos nós. O preto dos retângulos da sarjeta representa a dimensão sugadora das ações e comportamento humanos, que muito pouco têm feito para preservar o ponto de partida para toda a vida existente no planeta, o mar. Os tentáculos do polvo representam todos os animais marinhos que sofrem devido às ações inconscientes do Homem, num panorama onde ainda existe esperança de vida e diversidade, representada pelo peixe e pela tartaruga.
Sinto que consegui realizar um trabalho interessante que tanto poderá ser pintado no chão, como transformado num cartaz ou aplicado numa t-shirt, ampliando assim a mensagem para diversos contextos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola E. B. 2,3 de Marinhais
Profª. Coordenadora: Ana Marta Conceição
Participaram no Projeto cerca de 60 alunos do 5º ao 9º ano (10 aos 15 anos).
Fases do projeto:
- Após a tomada de conhecimento do concurso, a Coordenadora Eco-escolas e a Direção instigaram a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos através da vereadora da cultura e educação a realizar a inscrição;
- De seguida, já em ensino à distância, passámos à mobilização da comunidade, instigando professores a trabalhar o tema e os alunos à participação, tanto ao nível de projetos disciplinares, como pela livre iniciativa dos alunos.
- A escola procedeu a uma massiva divulgação do concurso de desenho usando vários instrumentos de comunicação. Nomeadamente a página oficial da escola, o facebook da escola, o Moodle. O projeto também foi divulgado pelos diretores de turma através do email institucional e foram e nas reuniões semanais de trabalho colaborativo dos diferentes Conselhos de Turma.
-Na plataforma Moodle foi criada uma disciplina de apoio à atividade, na qual foi fornecido informação complementar, assim como recursos que pudessem auxiliar os alunos a aprofundar a sua investigação sobre o ciclo da água;
- Todos os trabalhos foram submetidos através desta plataforma;
- Após a receção dos trabalhos, o júri, constituído por três professores procedeu à avaliação das propostas, tendo selecionado aquela que melhor respondeu aos pressupostos do concurso;
- Finalmente, procedeu-se à orientação da alunacom a proposta vencedora para a elaboração da memória descritiva, bem como à digitalização do trabalho.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências