O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária de Alfena (Agrup de Escolas) (Valongo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O trabalho vencedor tem representado o mamífero marinho, conhecido por todos e que podemos encontrar no nosso oceano, a baleia. É um mamífero marinho muito enigmático, que não faz parte só do nosso imaginário como crianças, como também várias e baleias-de-barbas são também observadas com regularidade nos nossos oceanos, embora os registos de baleia-azul e de baleia-de-bossa sejam mais esporádicos. Tal como a baleia é gigante, também a nossa vontade de alertar os cidadãos para não deitar o lixo para o chão é enorme. Será posteriormente adaptado à sarjeta e dele constarão também os logótipos do projeto “O mar começa aqui” e da ABAE. É de salientar que caso seja possível, poderemos também pintar outras sarjetas na escola e noutros locais da cidade de Alfena alertando todas as pessoas que caminham pela cidade, que tudo o que deitam ao chão vai para ao mar.
O trabalho foi realizado na disciplina de Educação Visual, da professora Teresa Lourenço, pelo Daniel Ferreira do 9ºD, da Escola Secundária de Alfena.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A equipa Eco-escolas do agrupamento de escolas de Alfena face ao desafio proposto pela Eco-Escola e respondendo também à solicitação da Câmara Municipal de Valongo, aderiu ao original desafio “O mar começa aqui”. É uma proposta aliciante que nos permitirá um trabalho de proximidade com a autarquia e com a generalidade da população da área do nosso agrupamento. Inicialmente projetou-se lançar o desafio, a várias turmas do ensino básico. No entanto, face às medidas de confinamento que fomos obrigados a tomar e à alteração de comunicação com os nossos alunos, tivemos que reformular toda a operacionalização do processo. Assim, e tendo em conta as nossas possibilidades, decidimos lançar o desafio a um grupo mais restrito de alunos, selecionando a turma D do nono ano que mais ativamente tem aderido a projetos do foro ambiental. A proposta foi lançada no âmbito da disciplina de Educação Visual, pela professora Teresa Lourenço e todos os alunos responderam positivamente e apresentaram propostas. Desta forma, os alunos ficaram sensibilizados para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular, fazendo uso da sua criatividade e desenvolvendo competências na área da expressão plástica. Após a primeira seleção de trabalhos pela equipa Eco-Escolas e pela professora Teresa Lourenço, no segundo conselho Eco-Escola foi eleito o trabalho vencedor, pelos elementos que participaram na reunião via Google Meet.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.51662
41.23262

Localização da pintura:
A sarjeta localiza-se na cidade de Alfena, no parque de estacionamento da Escola Secundária de Alfena.