O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Descrição: no âmbito da disciplina de CEDART, foi-me proposto fazer uma ilustração para o projeto “O Mar Começa Aqui”.
Comecei por fazer o esboço de uma sarjeta e de algumas espécies de peixes, tais como a truta-comum, a solha e o salmão. Também desenhei uma rã-verde, que é uma espécie que habita os rios da nossa região.
Misturado com os peixes, coloquei alguns sacos de plásticos, pontas de cigarros entre outros resíduos, que devido ao descuido do Homem, irão poluir às águas dos nossos rios ao serem arrastados para as sarjetas em qualquer parte do percurso dos cursos de água.
Técnicas usadas: desenho a grafite, pintura a lápis de cor e marcadores.
Trabalho elaborado por Luz Ferreira, 5ºD
Escola Básica de Ribeira do Neiva, Vila Verde - Braga

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica de Ribeira do Neiva (Vila Verde)
Professor coordenador da atividade: Arlindo Areias
Participou no projeto a turma D do 5.º ano (19 alunos, entre os 10 e os 11 anos), no âmbito da disciplina de CEDART (disciplina de complemento à formação artística). Cada aluno apresentou uma proposta de imagem, para a pintura das sarjetas, no espaço escolar ou envolvente da escola. A imagem que mais correspondeu aos objetivos do projeto, foi a selecionada.
O desafio foi lançado às turmas do agrupamento no 2.º período, na fase de confinamento e no E@D. Foi realizada a articulação/planificação curricular nas disciplinas de Ciências Naturais (CN), Educação Tecnológica (ET), Cidadania e desenvolvimento (CIDE) e CEDART.
A turma na disciplina de CIDE pesquisou em grupo os fatores que influenciam a Biodiversidade; em CN estudaram os Ambientes naturais: terrestres e aquáticos (marinhos e outros); A importância da água para os seres vivos. Ainda nesta disciplina, os alunos estão a construir o BI de espécies animais autóctones (aves e peixes do rio Neiva) para divulgar na comunidade escolar, através de exposição. Na disciplina de ET, abordaram as fontes e tipos de energia (renovável e não renovável); Energia renovável – hídrica e eólica; e o impacto ambiental da exaustão das fontes energéticas. Na disciplina de CEDART os alunos assistiram ao vídeo “A poluição da água – o mar não está para peixe”, da Biosfera, fazendo posteriormente a sua exploração; exploraram panfletos sobre a fauna e flora ribeirinhas da região (panfletos disponibilizados pelo município); elaboraram o projeto - representação 2D; estudo da forma das espécies a representar na imagem; explorar materiais riscadores e pictóricos e as técnicas básicas de pintura.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.694263, -8.497416 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Exterior da escola -Tendo por base o projeto inicial, os alunos do 8.º e 9.º ano introduziram numa segunda fase, vários elementos decorativos, tornando a pintura mais atrativa.
Recreio da escola: Foi igualmente pintado um grande painel (20210623_143757.jpg), em lugar de passagem diária de todos os alunos, de forma a sensibilizá-los.