O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Autoria Luísa Penajóia, 8º ano:
"A imagem ilustra uma salicórnia, que é uma planta de folhas verdes, em forma de escamas, tolerante à água salgada. É uma espécie autóctone que faz parte da flora nativa portuguesa. Cresce abundantemente em zonas fortemente influenciadas pelo sal como a Ria de Aveiro. O solo que eu tentei desenhar é um misto de areia e lodo da ria de Aveiro.
Escolhi desenhar a salicórnia porque não é uma espécie muito conhecida, mas também sofre com as consequências da poluição como as outras. É uma planta que tem uma particularidade: é um substituto do sal.
Normalmente quando se pensa em poluição, pensamos que esta só afeta os animais, mas não, as plantas também sofrem. Existem também espécies de plantas que merecem a nossa atenção para a sua proteção".

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Câmara Municipal da Murtosa, através da vereadora do Ambiente, propôs o presente desafio às diversas escolas do concelho como uma atividade ambiental comum a integrar os planos de ação de cada Eco-Escola e o plano de atividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul.
Foi então constituído um projeto de trabalho interdisciplinar para o 8º ano (4 turmas, número médio de alunos – 60; idade média – 14 anos) em que intervieram as disciplinas de Ciências Naturais (professora Sara Batista), Componente de Educação Artística (professora Alexandra Valente) e Cidadania e Desenvolvimento (professor José Gabriel).
A escolha do ano de escolaridade teve em conta as orientações curriculares para as Ciências Naturais, nas quais se abordam conteúdos como a biodiversidade, os ecossistemas, os resíduos e as medidas de conservação dos recursos naturais. Nesta disciplina, os alunos foram desafiados a pesquisar espécies autóctones ou que tivessem grande representatividade local, a escolherem uma espécie a representar no desenho e a preencherem uma ficha técnica sobre a espécie escolhida.
Em Componente de Educação Artística, foi trabalhada a técnica de desenho, bem como as escalas e em Cidadania e Desenvolvimento dedicará algumas das suas aulas, no 3º período, para a pintura das sarjetas com os desenhos submetidos a concurso e à organização de uma exposição com os vários trabalhos produzidos.
A escolha do trabalho a concurso partiu dos desenhos que os alunos quiseram colocar à escolha e, a partir daí, a seleção final ficou a cargo dos professores intervenientes.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências