O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem foi desenhada por uma criança de 6 anos que desenhou um tubarão, uma tartaruga, um peixe, uma medusa e algumas algas.
Os materiais utilizados foram uma folha de papel A4 com a frase "O Mar começa aqui" e uma sarjeta impressa , lápis de carvão, canetas de feltro e lápis de cor.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Jardim Escola João de Deus do Funchal
Professores Coordenadores: Fátima Ornelas e Luísa Pereira
Turma: Sala do Bibe Azul
Valência: Pré-escolar
Número de alunos: 21
Idade: 5/6 anos
Síntese das várias fases do projeto:
Como motivação para a elaboração dos desenhos, as coordenadoras e a educadora titular da sala apresentaram um vídeo intitulado "As aventuras do Vasco - Oceano de Plástico".
Após a exploração do vídeo foi explicado às crianças que todo o lixo que é atirado para o chão, mais cedo ou mais tarde vai para o mar, daí a importância de sensibilizar as pessoas para não atirarem lixo para o chão.
De seguida, a sala do Bibe Azul foi verificar onde existem sarjetas dentro do recinto escolar e foi-lhes pedido que realizassem um desenho numa folha de papel A4 alusivo ao mar que pudesse lembrar às pessoas que "o mar começa aqui".
Após recolher os desenhos elaborados pelas crianças foi sorteado o desenho que será desenhado numa sarjeta dentro do recinto escolar.
Os restantes trabalhos serão colocados em exposição na escola e será feita a sua divulgação nas redes sociais para que toda a comunidade educativa os possa visualizar.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências