O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Os alunos das turmas de 7.º ano, nas aulas de Direção de Turma, das disciplinas de Educação Visual e Físico-Química presencialmente e em E@D.
As imagens foram desenhadas de forma a poderem ser replicadas nos sumidouros e sarjetas quer da escola quer do município, podendo depois ser adaptado ao tamanho do sumidouro a decorar. As imagens foram realizadas maioritariamente em folhas tamanho A4 com orientação horizontal.
A imagem selecionada foi elaborada pelo aluno n.º 22, Vasco Pereira Matos do 7.ºA.
A seleção foi implementada através de questionário aplicado a alunos e docentes, no Google Forms.
Foram selecionadas as 4 mais votadas. A mais votada é a que segue em anexo e as outras três correspondem às segunda, terceira e quarta mais votadas, que queremos, se possível replicar nas sarjetas e sumidouros do recreio da escola.
Divulgação das imagens selecionadas no Facebook no e respetiva página do Agrupamento de Escolas de São Martinho.
19 de março de 2021
Vila Nova do Campo, Santo Tirso, Porto
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Básica de São Martinho
Paula Cristina Gonçalves Portela

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto destinou-se à realização de uma imagem para replicar nos sumidouros ou sarjetas do nosso município e/ou escola. As regras foram estipuladas pelo promotor do desafio, A.B.A.E. (Associação bandeira Azul da Europa), no âmbito das atividades propostas pelo programa Eco-Escolas.
A necessidade de sensibilizar a comunidade educativa face aos temas trabalhados no programa Eco-Escolas, levou-nos a participar com os alunos das turmas de 7.º ano, na hora de Direção de Turma e das disciplinas de Educação Visual e Físico-Química.
Vou apresentar a nossa dinâmica por passos:
- Primeiro – divulgação nas turmas ainda em ensino presencial, em novembro de 2020 e posteriormente em E@D. O desafio da realização das imagens aos professores Diretores de Turma e alunos, presencialmente e no decorrer da DAC (Domínio de Autonomia Curricular).
- Segundo – os professores diretores de turma, que trabalham entre outros o Ambiente, divulgaram às suas turmas que se mostraram recetivas e participaram. As imagens foram desenhadas de forma a poderem ser replicadas nos sumidouros e sarjetas quer da escola quer do município, podendo depois ser adaptado ao tamanho do sumidouro a decorar. As imagens foram realizadas maioritariamente em folhas tamanho A4 com orientação horizontal.
- Terceiro – receção dos trabalhos até 17 de março.
- Quarto – seleção da imagem, enviada em representação da escola, a concurso no âmbito do desafio. A seleção foi efetuada com base num questionário (Google Forms), onde constaram 30 trabalhos previamente triados. A comunidade também foi solicitada a votar através da disponibilização do questionário no Facebook da nossa Escola e na página da internet.
- Quinto – realização da memória descritiva e envio a concurso da imagem pela coordenadora do programa Eco-Escolas da EB de São Martinho.
- Sexto – Divulgação da imagem a concurso no Facebook no e respetiva página do Agrupamento de Escolas de São Martinho.
19 de março de 2021
Vila Nova do Campo, Santo Tirso, Porto
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Básica de São Martinho
Paula Cristina Gonçalves Portela

Fase II - Escola: execução